16/01/2013

AMAR realiza a retirada de árvores de dentro de rios e córregos

Prefeitura espera iniciar nesta semana limpeza das margens do Sesmarias

AMAR realiza a retirada de árvores de dentro de rios e córregos

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Como parte do programa de prevenção às enchentes desenvolvido pela Prefeitura, a AMAR (Agência de Meio Ambiente de Resende) iniciou no último final semana a retirada de árvores e outros materiais derrubados pela chuva dos últimos dias em rios e córregos do Município. O trabalho conta com o apoio das secretarias de Serviços Públicos e de Obras e da Coordenadoria de Defesa Civil.

De acordo com o presidente da AMAR, Wilson Moura, o objetivo do trabalho conjunto é o de fazer a retirada de árvores derrubadas pelas chuvas, bem como outros materiais como entulhos que possam obstruir a passagem natural desses rios, evitando represamento da água e a possibilidade de enchentes.

Nesta primeira etapa, os trabalhos aconteceram nos rios Sesmarias, na altura do Bairro Jardim Brasília; e Alambari, no bairro de mesmo nome. O trabalho conta com o auxílio de um caminhão Munck, uma retroescavadeira e um caminhão basculante. Cerca de dez funcionários participam do serviço. Segundo Moura, o trabalho abrange também situações de queda de árvores em vias públicas, como ocorreu nos bairros Cidade Alegria, Surubi e Manejo. Mas ele salienta que a prioridade neste momento são os rios e córregos "já que o Município passa por um período intenso de chuvas e é preciso afastar ao máximo o risco de enchentes".

- É um trabalho preventivo que estamos realizando nas margens dos rios e debaixo de pontes. Outro ponto que nos preocupa é que temos retirado dos rios muito lixo jogado por moradores. Todo este material acaba por represar a água, provocando o aumento do volume e a possibilidade de um transbordamento. Por isso chamo atenção da população para que não jogue lixo no rio - alertou Moura.

Os moradores também podem colaborar com a Prefeitura neste trabalho preventivo contra as enchentes. Quem detectar galhos e troncos de árvores caídas dentro de rios, córregos ou em vias públicas pode ligar para a Ouvidoria da Prefeitura pelo 0800-889-0808 ou para a AMAR no telefone 3354-8663.

RIO SESMARIAS - Inicialmente prevista para semana passada, a Prefeitura pretende iniciar ainda esta semana a limpeza das margens e dos apoios das pontes do Rio Sesmarias. O trabalho tem a finalidade de contribuir para uma maior vazão do rio, diminuindo os riscos de transbordamentos. O adiamento foi causado pelas chuvas que caíram no Município e que impediram o início dos trabalhos.

Entre os serviços programados estão a retirada de matos, troncos e galhos de árvores, além de materiais e detritos que impedem a passagem da água. Serão envolvidos na operação cerca de oito profissionais, que atuarão com o apoio de um barco, um caminhão, uma retroescavadeira, entre outros equipamentos.

Palavras chaves: LIMPEZA