05/07/2013
AMAR entrega veículos e materiais ao Grupamento Ambiental da Guarda Municipal
Foram entregues três motos, uma caminhonete, facas, serra elétrica, entre outros
Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR
A Prefeitura, através Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR), entregou na tarde desta quinta-feira, dia 4 de julho, no Parque das Águas, três motos, uma caminhonete zero quilômetro, facas, fogareiros e uma serra elétrica ao Grupamento Ambiental da Guarda Municipal, que também atua junto à preservação ambiental no município.
O presidente da AMAR, Wilson Moura, destacou que a entrega dos materiais e veículos faz parte de uma ação conjunta de trabalho firmada num decreto municipal de 2010. De acordo com o documento, cabe à Agência fornecer equipamentos para que a Guarda Municipal possa agir também em áreas de proteção ambiental.
- Estamos reafirmando essa parceria e vamos trabalhar para buscar mais parceiros no município e assim poder fazer melhorias nos locais onde ficam os guardas, no pórtico da Serrinha, entre outras necessidades - disse o presidente.
O comandante da Guarda Municipal, Francisco Jances, falou sobre a importância da parceria e do trabalho feito desde 1999. Atualmente, o Grupamento é formado por seis pessoas. Diariamente, elas percorrem as áreas de preservação do município e mantém um trabalho permanente de fiscalização.
- Com esses novos equipamentos e veículos temos a certeza de que o serviço prestado será cada vez melhor. Com melhores condições de trabalho, tudo melhora - ressaltou Jances.
ÁREAS DE PRESERVAÇÃO - Resende é um município privilegiado do ponto de vista ambiental. Aqui estão localizados quase 70 mil hectares de áreas de preservação, são elas: Parque Municipal da Cachoeira da Fumaça, Área de Proteção Ambiental da Serrinha do Alambari, Área de Proteção Ambiental de Engenheiro Passos, Parque Municipal do Rio Pombo, Parque Estadual da Mantiqueira (Pedra Selada), Parque Nacional do Itatiaia, Reserva Particular do Patrimônio Natural Santo Antônio e a Reserva Particular do Patrimônio Natural das Agulhas Negras. Em maio, o INEA (Instituto Estadual do Ambiente) reconheceu ainda outras duas novas áreas de proteção ambiental: Chalé Club Alambari e Dois Peões (Serrinha do Alambari).
Palavras chaves: MEIO AMBIENTE