28/02/2013
AMAR e Secretaria de Turismo definem ações do Programa Monitor de Ecoturismo para 2013
Monitoramento de trilhas também está previsto no projeto
Crédito: Antônio Leão - PMR
A Agência de Meio Ambiente de Resende (AMAR) e a Secretaria de Turismo e Eventos retomarão, a partir de março, as atividades do Programa Monitor de Ecoturismo. A parceria entre os dois setores tem como objetivo realizar levantamento e diagnóstico dos atrativos naturais de Resende, mapear e monitorar trilhas e propor ideias que minimizem os possíveis impactos ambientais causados pela visitação de turistas nestes pontos.
O cronograma de atividades de 2013 foi definido em reunião realizada na última terça-feira (26), entre a secretária de Turismo, Bárbara Balbinot, o superintendente municipal de Turismo, Lucas Ramos, e a coordenadora do Programa, Adriana Santos. Durante o encontro, o grupo acertou também detalhes para a elaboração de um projeto piloto para capacitar, como monitores turísticos, jovens e moradores de áreas do entorno de unidades de conservação e trilhas.
- Estamos dispostos a dar total apoio a esta ideia, pois através do Programa também promovemos a conservação do patrimônio natural de Resende, já que mobilizamos guias, turistas e as comunidades que moram no entorno dos nossos atrativos naturais - afirmou a secretária Bárbara Balbinot.
Além de debater o projeto piloto, no encontro ficou decidido que a primeira área a receber o monitoramento do grupo este ano será a região da Fumaça, na Cachoeira da Fumaça e na Água Branca, no dia 7 de março. "Nos anos anteriores, as atividades de monitoramento e mapeamento de áreas eram feitas em um dia da semana. A partir deste ano, faremos este trabalho em dois dias: às terças-feiras iremos monitorar áreas da zona rural e, às quintas, continuaremos a monitorar as trilhas das unidades de conservação", explica a Adriana Santos, lembrando que a equipe técnica do programa conta com profissionais da AMAR, da Secretaria de Turismo, do Grupamento Ambiental da Guarda Municipal e do Grupo Excursionista Agulhas Negras (GEAN).
Trilhas para turismo - Durante a reunião, o superintendente de Turismo destacou que a Secretaria analisará o levantamento de trilhas feito em 2012 pelo Programa Monitor de Ecoturismo e, a partir daí, definir a possível utilização de algumas delas para uso turístico. "Há áreas com grande potencial para o ecoturismo. Vamos analisar este diagnóstico, visando às trilhas que podem ser usadas para turismo, para então iniciar os diálogos com proprietários das áreas que possuem estes atrativos", explica Lucas Ramos.