18/06/2012

AMAR apresentará na Rio+20 experiência de sucesso com o programa de Coleta Seletiva

Seminário será nesta quarta-feira, no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

O sucesso alcançado com o programa de Coleta Seletiva da Prefeitura, desenvolvido através da AMAR (Agência de Meio Ambiente de Resende), será apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20. A apresentação do município está marcada para o dia 20 de junho, durante o Seminário de Apresentação de Resultados do Programa Coleta Seletiva Solidária no Estado do Rio de Janeiro. O evento será das 14h às 18h30, no Auditório do Palácio do Catete.

A equipe da AMAR que representará o município no seminário será composta pelo presidente do órgão, Paulo José Fontanezzi, e pelos coordenadores de Comunicação Ambiental, Cláudio Cotia; de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Solange Pinto, e de Educação Ambiental, Rosângela Vieira.

O Programa de Coleta Seletiva é uma parceria da Prefeitura com a Associação de Catadores Recicla Resende. Ele foi implantado em 2003 e intensificado a partir de 2009, pela atual administração. Atualmente, são recolhidos mensalmente cerca de 250 toneladas de material. O serviço é prestado semanalmente em 31 bairros, atingindo cerca de 15 mil estabelecimentos entre residências, empresas e comércio. O dinheiro arrecadado com a venda do material para a indústria de reciclagem é revertida para a própria associação.

- O trabalho que desenvolvemos aqui em Resende foi o único dentre os município do Médio Paraíba escolhido para a apresentação na Rio+20. Nessa ocasião, vamos falar sobre a prática exitosa que estamos tendo com a coleta seletiva em Resende, levaremos nossa experiência e também buscaremos informações de outros municípios sobre este assunto  - destaca Fontanezzi, acrescentando que a agenda da equipe da AMAR na Rio+20 será intensa, com a participação em vários eventos, adquirindo conhecimentos que poderão ser empregados em Resende.

Além do seminário, Fontanezzi representou o município nesta segunda-feira, dia 18, na Reunião de Secretários de Ambiente de Estados e Municípios, que aconteceu às 11h30, no Auditório do Pavilhão do Rio de Janeiro, no Rio Centro. Já nesta terça-feira, dia 19, também no Rio Centro, às 11h, o presidente da AMAR participa da Cúpula Mundial de Estados e Regiões. Neste evento, as autoridades de vários países discutirão assuntos relacionados à economia verde e ao desenvolvimento sustentável.

Os técnicos da AMAR confirmaram presença ainda nos seguintes eventos da Rio+20:

Fórum de Empreendedorismo Social

Oficina: Empreendedorismo de impacto com o foco na sustentabilidade

Local: Forte Copacabana

II Jornada Internacional de Educação Ambiental