30/05/2012

Eventos começam na sexta-feira, dia 1º de junho

AMAR anuncia programação da Semana do Meio Ambiente

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Para comemorar a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de Junho, a Prefeitura de Resende, por meio da Agência do Meio Ambiente (AMAR), programou uma série de atividades e ações voltadas ao tema. A programação oferecerá visitas orientadas com o propósito de fortalecer a consciência ambiental, além de ministrar oficinas de reaproveitamento de material reciclável.

A programação começa no dia 1º de junho. Neste dia, 35 alunos da Escola Municipal de Educação Especial Rompendo o Silêncio farão uma visita orientada à empresa Ecoleta, localizada no Bairro Surubi. Na visita, marcada para as 8 horas, os estudantes e professores conhecerão o projeto Viva Óleo, desenvolvido pela empresa e que pratica o reaproveitamento de óleo vegetal.

No dia 4, também às 8 da manhã, será a vez dos idosos do programa 3º Idade Ativa participarem de uma visita orientada. Eles conhecerão o Parque da Cachoeira da Fumaça, patrimônio natural do Município, que apresenta uma queda d'água com cerca 200 metros de altura. No mesmo dia, a partir das 9 horas, os alunos da Escola Municipal Noel de Carvalho realizam um mutirão de limpeza. O local escolhido para a atividade foi a Área de Proteção Permanente do Rio Paraíba do Sul, entre o Parque das Águas e a Ponte Nilo Peçanha (Ponte Velha).

- Queremos reforçar junto a estes grupos de idosos e estudantes a importância de se preservar nossos bens naturais e garantir uma melhor qualidade de vida para todos - explicou a coordenadora do Programa de Educação Ambiental da AMAR e responsável pela programação, Rosângela Vieira.

As comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho, acontecem das 8 às 13 horas no Parque das Águas, e contarão com a participação de várias secretarias municipais. Uma das atividades serão as Oficinas Socioambientais que difundirão o reaproveitamento de materiais como papel, caixas de leite e CDs para produção de objetos que podem ser vendidos e gerar renda.

Além da exposição de quadros "Rio Paraíba do Sul: Desafio para Vida", uma parceria da AMAR com o Museu de Arte Moderna (MAM), a programação do dia 5 reservará também espaço para a música. A cantora Malu Rocha fará o show "Canções para Terra". A apresentação está marcada para as 10 horas.

A programação da Semana do Meio Ambiente termina com a realização do seminário "Políticas Públicas de Gestão Ambiental em Âmbito Municipal", que acontecerá, às 19 horas, no auditório da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB). O evento, voltado para graduados e pós-graduados atuantes no setor ambiental, contará com as presenças de representantes da AMAR, Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), entre outros órgãos do setor.

De acordo com o presidente da AMAR, Paulo José Fontanezzi, o seminário  pretende discutir novas ações de proteção ao patrimônio ambiental do Município, bem como esclarecer as competência dos órgãos fiscalizadores.

- Resende passa por momento de muita dinâmica no que se refere ao seu desenvolvimento. Este seminário servirá também para mostrarmos que o Poder Público está atento e que este desenvolvimento não está sendo feito em detrimento das questões ambientais - garantiu Fontanezzi.

Palavras chaves: MEIO AMBIENTE