08/05/2015

Vencedor ganhou uma bicicleta

Alunos que perderam peso são premiados pelo Saúde na Escola

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan premiou na última sexta-feira, dia 8, no Horto do Paraíso, os estudantes que alcançaram as melhores marcas na redução de peso ao participarem do Programa Saúde na Escola. Em seu discurso, o prefeito destacou a importância do programa para a melhoria do desenvolvimento físico e na performance escolar de cada criança.

- Essa redução terá reflexo na vida desses estudantes que terão maior disposição para as atividades do dia a dia, na prática de esportes, melhorando o rendimento escolar. O desafio que faço para vocês e para os demais é continuar a busca de uma vida mais saudável – disse o prefeito.

A solenidade de premiação contou com as presenças da deputada estadual e primeira-dama, Ana Paula Rechuan; dos secretários de Saúde, Daniel Brito, e de Educação, Mário Rodrigues; do vereador Barra Mansa e da coordenadora do Programa Saúde na Escola, Cristina Rosadas.

No final do ano passado, cerca de 100 alunos do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio foram convidados pela Secretaria de Saúde a participar da competição. O objetivo era perder peso durante as férias. Eles foram avaliados pelo Programa como obesos, de acordo com o Índice de Massa Corporal (IMC), que leva em consideração a altura e o peso.

O primeiro colocado na competição foi o estudante Flávio Costa de Oliveira, de 16 anos, do Colégio Estadual Professor José Medeiros de Camargo (Paraíso), que perdeu 26,9 quilos. Como prêmio, ele ganhou uma bicicleta, doada pelo Supermercado Alegria. Por motivo de doença, o estudante não pode comparecer à solenidade. O prêmio foi recebido por seus pais.

Os secretários de Saúde e Educação destacaram o trabalho conjunto e ostensivo das secretarias para o alcance dos resultados positivos. Segundo eles, o comprometimento das três vértices - Prefeitura, escola e família - foram fundamentais para que se alcançasse uma redução de até 20 por cento nos índices de sobrepeso entre os estudantes.

A deputada Ana Paula Rechuan destacou que os números alcançados pelo programa representam uma grande conquista para a política de Educação e Saúde do Município. Médica Cardiologista, ela revelou que em congressos que participou e que trataram do problema da obesidade vinculado a cardiopatias, nunca se viu resultados semelhantes em outras cidades.

- O mais importante é que eles conseguiram reduzir o peso somente mudando os hábitos alimentares e praticando atividade física, sem nenhum custo a mais – frisou.

Além de Flávio, 12 alunos que conseguiram emagrecer no mínimo três quilos vão ganhar um passeio. No total, em 2014, foram avaliados 1.107 estudantes, de sete escolas: Colégio Estadual José Medeiros (Paraíso), E.M. Júlio Verne (Vicentina), E.M. Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III), CIEP 489 – Augusto de Carvalho (Cidade Alegria), CIEP 387 – Jorge Miguel Jayme (Toyota), E.M. Surubi e E.M. Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II). O levantamento realizou medição de peso e altura.

Palavras chaves: SAÚDE