18/05/2016
Alunos da rede municipal contam com aulas de robótica
Projeto funciona na Escola Municipal Júlio Verner, na Vicentina
Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR
Alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Júlio Verne, no bairro Vicentina, contam com oficina de robótica. O projeto é desenvolvido, no horário regular das aulas e concomitante com as aulas de informática, todas as sextas-feiras, das 9h15 às 10h15.
- Os professores aproveitam os investimentos feitos pela Prefeitura em tecnologias educacionais para elaborar atividades que desenvolvam o raciocínio e o aprendizado. É muito importante porque essa oficina contribui para acelerar o aprendizado do aluno dentro da sala de aula – disse o secretário de Educação, Mário Rodrigues.
Na montagem dos projetos de robótica o professor trabalha vários conceitos, como por exemplo, eletricidade e atrito (conceitos da física), ângulos (matemática) e painéis, pinturas e cores (aula de artes). Ele explica os assuntos e recomenda que o aluno consulte o professor da disciplina para mais detalhes. A robótica educacional utiliza todo o conhecimento do aluno adquirido na escola e agrega outros.
Entre os trabalhos já desenvolvidos estão um barco feito de isopor, pintado com tinta colorida, equipado com um circuito para funcionamento da turbina, carrinho com sensor de luminosidade, roda gigante (miniatura) e uma caixa equipada com um motor de alta rotação que pinta abstratamente o papel, utilizando a junção das cores primárias.
Essa oficina existe desde 2014. Este ano a Secretaria de Educação está expandindo o projeto para mais escolas. A Escola Municipal Surubi já está recebendo o projeto no formato itinerante, às quartas-feiras. A ideia é atender também alunos das Escolas Municipais Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II) e Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III) e a Escola Municipal Bilíngue Rompendo o Silêncio (Alvorada).
Para incentivar os estudantes nessa área, a Secretaria de Educação promove todos os anos a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que expõe trabalhos de alunos, como experimentos de luz e química, vídeos e maquetes. Um dos destaques no ano passado foi o desafio “Scratch Day”. Scratch é uma linguagem de programação usada pelos alunos nos netbooks, tablets e nos computadores dos laboratórios de informática. Com esse recurso, os alunos aprendem nas aulas de informática técnicas de programação, criando animações e jogos de computadores.
INVESTIMENTOS – Nos últimos anos a Prefeitura investiu em tecnologia educacional e disponibilizou 1.748 tablets pc e netbooks para alunos. Já para os professores foram entregues 1.885 notebooks e tablets PC, que são utilizados para planejar aulas e trabalhar conteúdos.
A Prefeitura investiu também na revitalização dos laboratórios de informática das escolas. Em 2009 eram nove espaços e hoje são 40 em funcionamento. O Colégio Municipal Getúlio Vargas, na Cidade Alegria, e a Escola Municipal Noel de Carvalho, na Nova Liberdade, ganharam lousas interativas que substituíram antigos quadros brancos.
De um modo geral, os investimentos em informática feitos pela Prefeitura nos últimos anos beneficiam atualmente mais de 11 mil alunos.
Palavras chaves: EDUCAÇÃO