05/09/2012

Alunos da Escola Municipal Professor Carlinhos são premiados em torneio de Xadrez em Paraty

Atividade faz parte do Programa Segundo Turno, implantado pela Prefeitura em 2009

Crédito: Andresa Gil - ACOM/PMR

As aulas de xadrez ministradas na Escola Municipal Professor Carlinhos, através do Projeto Segundo Turno, já começaram a render bons frutos. Quatro estudantes foram premiados no 5º Torneio Estudantil de Xadrez de Paraty, realizado no mês passado.

Derik Roberto da Silva, 17 anos, ex-aluno da escola, conquistou o primeiro lugar na categoria Ensino Médio. Gustavo de Sousa, 12 anos, ficou em 6º lugar na categoria 8º ano, e os irmãos Felipe, 12 anos, e Juliana de Souza, 13 anos, conquistaram o 6º e o 7º lugar respectivamente, em suas categorias 7º e 6º anos.

Segundo o professor de xadrez do Programa Segundo Turno, Rafael Kleber, que também é ex-aluno da escola, o desempenho dos estudantes no torneio foi excelente, visto o pouco tempo que as aulas estão sendo ministradas na escola, há sete meses. Ainda de acordo com ele, os benefícios que aprender xadrez trazem para os estudantes são inúmeros.

- O xadrez ativa a concentração, auxilia na tomada de decisões, pois ensina a planejar antes de executar uma tarefa, trabalha a paciência, controla a hiperatividade, a ansiedade, trabalha o respeito ao adversário e a disciplina, além de estimular o raciocínio lógico e promover a amizade entre os jogadores - enumerou.

O estudante Felipe de Souza já percebeu esses benefícios no seu dia a dia escolar.

- Minha menor nota em matemática é 9,6. O xadrez ajudou muito a me concentrar melhor na hora da prova e no meu raciocínio lógico. Ninguém do grupo tem nota baixa em matemática - contou.

Rafael também disse que a boa atuação dos estudantes no torneio está despertando o interesse dos outros estudantes da escola, que já estão procurando mais pelas aulas de xadrez.

Além do torneio de Paraty, os estudantes também participaram do Circuito Rápido de Xadrez, organizado pela Funresp (Fundação Resende Esporte), no último dia 18 de agosto. Nesse evento, Gustavo conquistou o 9º lugar na classificação geral e o primeiro lugar da categoria sub 16.

Para quem pretende praticar o esporte, na Biblioteca Municipal de Resende estão acontecendo oficinas de xadrez todos os sábados, a partir das 15 horas, abertas ao público. Os interessados também podem obter mais informações sobre a prática no município através do blog: xadrezresende.blogspot.com.br.

Na rede municipal de ensino, o Xadrez é oferecido como atividade no contra turno das aulas curriculares pelo Projeto Segundo Turno, nas seguintes escolas: Noel de Carvalho (Nova Liberdade), Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III), Lídia Pires Magalhães (Itapuca) e Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi). Também são oferecidas aulas de xadrez virtual na Escola Municipal Surubi (Surubi).

O Programa Segundo Turno/Educação Integral estende o horário das aulas nas escolas em alguns casos em até sete horas diárias. Com isso, após as aulas da grade curricular regular, as crianças não vão para casa, elas recebem alimentação e depois continuam na escola fazendo atividades esportivas, culturais e de acompanhamento pedagógico como: Rádio, jornal, capoeira, voleibol, recreação, tênis de mesa, judô, teatro, xadrez, futsal, pintura, banda, fanfarra, dança e até aulas de reforço em ciências, matemática e português.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO