27/10/2023

ALUNOS DA E.M. ABRAHÃO HERMANO RIBENBOIM PARTICIPAM DO PROJETO “RECRUTANDO HERÓIS”

Iniciativa busca ensinar as crianças sobre como identificar os sintomas de AVC e os primeiros passos para salvar a vida dos familiares

Crédito: Carina Rocha

A Prefeitura de Resende, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação, realizou o projeto piloto de Educação em Saúde “Recrutando Heróis”, nesta sexta-feira, dia 27, para os alunos da Escola Municipal Abrahão Hermano Ribenboim, na Cidade Alegria. A iniciativa busca implantar um programa de educação em saúde nas escolas da rede municipal para que as crianças saibam identificar os sintomas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e os primeiros passos para salvar vidas dos familiares.

A iniciativa foi voltada para crianças de 6 a 8 anos, do 1° e 2° ano do Ensino Fundamental da E.M. Abrahão Hermano Ribenboim. Cerca de 574 alunos participaram da iniciativa, que foi realizada pela equipe do Hospital Municipal de Emergência e os professores da unidade de ensino.

O “Recrutando Heróis” consiste em apostilas e livros que narram a história de famílias, em que os personagens são avós, simbolizados por algum sintoma de AVC, e os netos, que vão identificar os sintomas, acionar o SAMU e irão lutar contra o vilão “Coágulo”. As histórias são transmitidas de forma lúdica, interativa e com brincadeiras e recursos adequados para a idade.

O projeto seguirá durante cinco semanas com atividades que serão desenvolvidas pelas crianças na sala de aula e também em casa envolvendo os familiares. Assim, o conhecimento sobre o AVC, os riscos e a prevenção também serão compartilhados com as famílias.

-O AVC é uma emergência. É muito importante que a população saiba sobre a detecção precoce e o tratamento adequado para reduzir as sequelas do AVC na qualidade de vida das pessoas. E a melhor forma de transmitir esse conhecimento é com a educação das crianças para saberem a quem procurar quando o AVC surgir. De forma lúdica, as crianças podem transmitir esse conhecimento que aprenderam na escola aos familiares, para identificar os primeiros sintomas, para acionar o SAMU e para levar ao Hospital Municipal de Emergência. A intenção do projeto piloto na Escola Abrahão Hermano Ribenboim é se estender para as demais escolas da rede municipal - disse o secretário de Saúde, Jayme Neto.

O programa é endossado pela World Stroke Organization (WSO). Todo o material é disponibilizado para download pela WSO e distribuído pela Prefeitura de Resende. A escola e os professores das turmas participantes se inscreveram no site do programa Fast Heroes para ter acesso a todo material didático.

Palavras chaves: Recrutando Heróis; Educação; Saúde