06/12/2024
ALUNOS DA E. M. MARIA DULCE FREIRE CHAVES CONQUISTAM 2º LUGAR NA ETAPA REGIONAL E VÃO DISPUTAR COMPETIÇÃO NACIONAL DE ROBÓTICA NO ESPÍRITO SANTO
Além disso, Prefeitura de Resende adquiriu novos kits de robótica para a rede municipal de ensino
Crédito: Divulgação
As equipes de robótica das escolas Maria Dulce Freire Chaves e Noel de Carvalho se destacaram em competições regionais, com a equipe Little Fish Lego, da Escola Maria Dulce, alcançando o segundo lugar na etapa regional, resultado que garantiu a vaga no torneio nacional, que ocorrerá em Vila Velha, Espírito Santo, nos dias 13, 14 e 15 de dezembro.
Os alunos desenvolveram uma horta hidropônica que utiliza apenas água para cultivar vegetais. Inspirados por um produtor local, eles adaptaram a ideia para o ambiente escolar, com o objetivo de integrar soluções sustentáveis ao cotidiano da comunidade escolar.
Para agregar aos esforços dos alunos, a Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria de Educação, adquiriu novos kits de robótica que beneficiarão seis escolas da rede municipal. As escolas contempladas com os novos kits são: Professor Carlinhos, Noel de Carvalho, Maria Dulce Freire Chaves, Maria de Assis Barbosa, Geraldo da Cunha Rodrigues e Esther Politi.
A iniciativa, que faz parte do compromisso da gestão em promover a inovação no ambiente escolar, reforça a participação do município em competições regionais e nacionais de robótica. Os equipamentos adquiridos pela Prefeitura somam-se ao laboratório já existente em parceria com a ArcelorMittal e oficinas de Robótica Educacional em parceria com o SESI.
O time da Maria Dulce Freire Chaves, que já havia sido campeão regional em 2023 e conquistado o terceiro lugar no torneio nacional em Brasília, agora trabalha em um projeto alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) de erradicação da fome. Este ano,
Além da pesquisa científica sobre os ODS, as equipes enfrentam o desafio de construir e programar robôs capazes de realizar missões em um tapete que simula uma cidade sustentável. As atividades combinam teoria e prática, e os estudantes contam com material e professores capacitados pelo SESI nas escolas Noel de Carvalho, Maria Dulce Freire Chaves, Maria de Assis Barbosa e Geraldo da Cunha Rodrigues.
- O projeto de robótica tem permitido aos alunos desenvolver habilidades em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, além de trabalhar temas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Prova disso, são as competições em que os alunos estão conquistando reconhecimento e medalhas. Com a chegada desses novos kits, fortalecemos a educação de Resende e preparamos nossos alunos para os desafios do futuro. Estamos investindo em inovação e tecnologia, mas, acima de tudo, em oportunidades para inspirar os nossos jovens a sonharem e realizarem grandes feitos - afirmou o prefeito Diogo Balieiro Diniz.
Palavras chaves: Equipe Little Fish Lego; 2º Lugar; Campeonato De Robótica; Etapa Nacional