27/12/2011

Programa de Aceleração de Aprendizagem atende 500 estudantes em Resende

Alunos com dois anos ou mais de repetência recebem aulas de reforço

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

Implantado este ano pela Prefeitura, via Secretaria Municipal de Educação, o Programa de Aceleração da Aprendizagem atende atualmente 500 estudantes do ensino fundamental em 23 classes de aceleração, que funcionam em 16 escolas municipais da zona urbana. O projeto é desenvolvido através de uma parceria com a Fundação Volkswagen e o CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária). As informações fazem parte de um balanço do programa divulgado na manhã de hoje, terça-feira, dia 27, pela secretária de Educação do Município, professora Soraia Balieiro (foto). O programa prevê a formação e acompanhamento de professores, orientadores e diretores para atender alunos com defasagem idade-série do segundo ao quarto ano do Ensino Fundamental, alfabetizados e não-alfabetizados, com dois anos ou mais de repetência. Através deste projeto, os estudantes com dificuldades no aprendizado têm um reforço escolar fora do horário convencional de aulas. As aulas de reforço acontecem pelo menos três vezes por semana. Soraia Balieiro explica que os alunos inscritos no programa foram identificados por meio de avaliações individuais. Para ela, um dos resultados positivos já percebidos depois que o projeto foi implantado “tem sido o resgate da auto-estima no caso de muitos alunos”. Segundo ela, “estes estudantes demonstravam estar desmotivados, mas atualmente, através dos trabalhos realizados pelo programa, demonstram sinais claros de recuperação da confiança, e vêm se dedicando mais aos estudos, cada um em seu ritmo”. - É muito gratificante poder ver um estudante que não conseguia redigir redações e agora ler para sua turma – afirma a secretária de Educação, frisando que no começo deste mês ocorreu um encontro na AEDB (Associação Educacional Dom Bosco), com profissionais que trabalham no projeto, para avaliar o programa em Resende. Os principais objetivos do programa são os seguintes: reintegrar crianças e jovens ao percurso escolar estabelecido no sistema de ensino, elevar o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Município; promover mudanças na prática pedagógica dos profissionais da Educação e tornar realidade experiências de aprendizagem bem sucedidas a alunos em defasagem idade-série. - Nossa meta é corrigir em 100 por cento a defasagem idade-série dos alunos atendidos no programa. Hoje, tanto as famílias quanto os professores, já podem perceber o progresso que os estudantes estão tendo - declara a coordenadora do programa em Resende, Marlene Coelho Alexandroff. O Programa Aceleração da Aprendizagem é executado com base em uma metodologia desenvolvida pelo CENPEC, e que foi selecionada pelo Ministério da Educação em 2010 como uma importante tecnologia educacional que contribui para a redução da defasagem idade-série. As classes de Aceleração foram implantadas em Resende nas seguintes unidades de ensino: Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos), Bairro Cabral (Cabral), Clotilde de Souza Ferreira (Fazenda da Barra III), Esther Politi (Fazenda da Barra I), Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II), Lídia Pires de Magalhães (Itapuca), Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi), Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria), Francisco Quirino (Visconde de Mauá), Abrahão Hermano Ribenboim (Cidade da Alegria), Dona Mariúcha (Santo Amaro), Noel de Carvalho (Nova Liberdade), Surubi (Surubi), Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III), CIEP 347 – Dr. Jorge Miguel Jayme (Toyota) e Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade da Alegria).
Palavras chaves: EDUCAÇÃO