° Minº Max

Assistência Social e Direitos Humanos

02/09/2014

Alunos cadeirantes ganham transporte escolar adaptado

Ônibus são adaptados com elevador para cadeirantes

Alunos cadeirantes ganham transporte escolar adaptado

Crédito: ACOM/PMR

Durante a Semana Municipal Valorização da Pessoa com Deficiência, que aconteceu de 25 a 29 de agosto, dois microônibus adaptados com elevador para cadeirantes foram entregues ao CEMAE (Centro Municipal de Atendimento ao Educando). Os veículos serão utilizados para o transporte escolar de alunos com deficiência.

Um dos micros foi adquirido pela Prefeitura com recursos do PAR (Plano de Ações Articuladas), Programa do Governo Federal, e o outro entregue ao Município pelo Governo do Estado no final do ano passado.

Segundo a coordenadora do CEMAE, Terezinha Saloto, Resende possui uma média de 23 alunos cadeirantes. Para garantir que todos serão atendidos, a Secretaria de Educação iniciou um cadastramento. Estão sendo levantados nas escolas o nome completo do estudante, endereço, tipo de deficiência e o horário de entrada e saída na unidade de ensino.

Os dados serão encaminhados ao Setor de Transporte da Secretaria, para que os itinerários sejam planejados de acordo com a demanda. Será realizada também uma reunião para definir a situação dos alunos que necessitam do acompanhamento do responsável durante o trajeto.

Além do transporte escolar, os micros também serão usados em atendimentos do Programa Gente Eficiente e da Associação Pestalozzi.

Palavras chaves: INCLUSÃO