02/09/2010

Aluno da Escola Marieta Salles Cunha é selecionado pelo Balé Bolshoi

Estudante faz parte do Segundo Turno, projeto lançado ano passado pela Prefeitura

Aluno da Escola Marieta Salles Cunha é selecionado pelo Balé Bolshoi

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Aluno da Escola Municipal Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria), onde cursa o terceiro ano do ensino fundamental, o menino Tálisson da Silva Farias, de 8 anos (foto), foi pré-selecionado para participar de uma avaliação visando ingressar na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, única extensão estrangeira do Teatro Bolshoi de Moscou. O teste acontecerá no início de outubro, na cidade de Joinvile, em Santa Catarina, onde se localiza a sede nacional da Escola. Tálisson faz parte da oficina de balé, uma das ações do Projeto Segundo Turno, que foi lançado no ano passado em Resende pela administração do prefeito José Rechuan (DEM_. A pré-seleção para o Balé Bolshoi aconteceu domingo, dia 29 de agosto, no Centro de Dança de Resende. Participaram desta etapa 85 meninas e dois meninos, com idade entre nove e 11 anos. A Escola Bolshoi aprovou seis crianças da região, tendo sido Tálisson o único menino escolhido no grupo. No Projeto Segundo Turno, Tálisson participa das aulas de dança com a bailarina Andrea Souto. O Segundo Turno tem como objetivo oferecer atividades esportivas, culturais e de lazer aos alunos das escolas municipais no turno alternado ao horário do aprendizado convencional na sala de aula. As despesas da viagem do aluno para a seleção em Joinvile serão custeadas pela administração municipal. - Na semana passada, duas alunas do Colégio Municipal Getúlio Vargas representaram Resende no Campeonato Brasileiro de Judô. Agora, o estudante Tálisson, da Escola Marieta Salles Cunha, alcança esta conquista importante proporcionada pelo Bolshoi. Para a Prefeitura de Resende, é motivo de muita alegria e orgulho constatar que as nossas escolas estão também revelando talentos para o esporte e a cultura – disse o prefeito José Rechuan (DEM). Já a secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, destacou “o quanto a Prefeitura está no caminho certo ao investir também em ações de inclusão social para os estudantes da rede pública”. A diretora da Escola Marieta Salles Cunha, Silvia Maria Soncim Malizia, por sua vez, afirmou que “a trajetória de Tállison se constitui em um grande exemplo para todos os alunos de que é possível realizar sonhos”. O estudante selecionado disse que vai se esforçar ainda mais para ser aprovado na avaliação de Joinvile. Ele reafirmou seu projeto de se tornar um bailarino profissional. Ao seu lado, a mãe do aluno, Raquel da Silva Tristão, frisou a importância do lançamento pela Prefeitura do Projeto Segundo Turno , “que está oferecendo uma oportunidade às crianças aprenderem a dança”. Além das aulas de balé, o Segundo Turno oferece outras atividades de inclusão social, como artesanato, dança, desenho e pintura, teatro, capoeira, fanfarra, xadrez e contação de história, entre outras atividades esportivas e culturais, que são desenvolvidas várias unidades de ensino. Só a oficina de balé atende 200 crianças nas escolas Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria) e Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II), e na Casa da Amizade.
Palavras chaves: BALÉ