10/05/2012
Agricultura abre inscrições para cursos gratuitos
Produtos rurais devem se inscrever na secretaria, no Parque de Exposições
Crédito: Divulgação - SMAP/PMR
A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária está com inscrições abertas para os cursos gratuitos que serão realizados durante o mês de maio dentro do Programa de Desenvolvimento e Qualificação da Atividade Rural do Município, que conta com a parceria do Sindicato Rural de Resende e do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Os cursos acontecem sempre no horário de 8 às 17 horas.
Segundo o secretário Miguel Dias, o programa visa aprimorar os conhecimentos dos produtores rurais e suas técnicas de cultivo ou produção, melhorando com isso as condições para o desenvolvimento de suas atividades no campo, uma vez que, ao lado do comércio, da indústria e do turismo, a agropecuária está entre as ações principais da economia de Resende.
- Os cursos oferecidos capacitam os produtores em novas técnicas, o que beneficia principalmente quem sobrevive da agricultura familiar e têm nestas capacitações a oportunidade de agregar mais qualidade e valor ao seu produto. E os profissionais do setor têm aproveitado esta chance. A maior prova disse é que, apenas neste início de 2012, 70 produtores já foram qualificados - destacou o secretário.
O primeiro curso programado para este mês é o de Apicultura Intermediária, que será realizado na próxima semana, entre os dias 15 e 17, das 8 horas às 17 horas, dando continuidade ao curso de Apicultura Inicial, que já foi realizado no mês de abril e capacitou nove pessoas. De acordo com o técnico em Agropecuária da secretaria, Rodrigo Correia Silva, que ministrará o curso, as inscrições podem ser feitas até mesmo no primeiro dia de aula, na sede do Sindicato Rural, na Avenida Saturnino Braga (em frente ao Resende Shopping). Já nos dias 16 e 17, o curso terá aulas práticas na Fazenda Santa Marta, em Engenheiro Passos.
Para cada um dos três cursos que serão oferecidos durante o mês de maio, o número de alunos é limitado a 15 pessoas para que o aproveitamento da turma seja melhor e os professores tenham condições de dar uma atenção diferenciada a todos. Por isso, os interessados em qualquer um dos cursos realizados ao longo do ano podem procurar a Secretaria de Agricultura, no Parque de Exposições (EXAPICOR) e consultar o calendário anual visando antecipar sua inscrição e garantir a vaga para a capacitação desejada.
Já o segundo curso a ser ministrado no mês de maio será o de técnicas de criação de galinha caipira, que acontecerá entre os dias 21 e 25, na Capelinha. A capacitação ficará a cargo da técnica em agropecuária Juraydes Maria Resende Magalhães. A programação do mês será encerrada com o curso de Turismo Rural (Acolhida ao Meio Rural), que acontecerá na sede da Administração de Visconde de Mauá, nos dias 30 e 31. Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas na sede da Secretaria, no Parque de Exposições (telefone 3360-7502), ou no Sindicato Rural (3354-1466).
Outro objetivo do programa, implantado pela atual administração, é incrementar a agropecuária como uma das atividades principais da economia resendense. Além dos cursos, os produtores também contam com um evento mensal onde podem escoar sua produção: a Feira Sertaneja, realizada uma vez por mês no Parque de Exposições. O evento, que funciona como um ponto importante para a comercialização de produtos típicos da roça como ovos, mel, doces e pequenos animais, também representa mais uma opção de lazer para famílias resendenses, que ainda podem se divertir ao som de forrós e outras apresentações musicais. A Feira Sertaneja acontece sempre aos terceiros domingos do mês, das 9 às 18h, no Parque de Exposições.
Palavras chaves: CAPACITAÇÃO