13/03/2012

Agentes sanitários recebem mais equipamentos para o trabalho contra a dengue

Encontro no Sindicato Rural contará com a presença de lideranças comunitárias e de classe

Agentes sanitários recebem mais equipamentos para o trabalho contra a dengue

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

O Comitê Municipal de Combate à Dengue, cuja implantação foi proveniente de um decreto assinado pelo prefeito José Rechuan (PP), realiza nesta quarta-feira, dia 14, de 14 às 16 horas, mais uma reunião com presidentes de associações de moradores e representantes de outros segmentos organizados da sociedade, entre eles AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, SESI (Serviço Social da Indústria), SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e ACIAR (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Resende), além de indústrias da região.

Previsto para o auditório do Sindicato Rural, em frente ao Resende Shopping, o encontro reunirá 150 pessoas e vai ter como objetivo reforçar o chamado para que todos participem da mobilização visando diminuir os riscos de proliferação do mosquito transmissor da dengue em Resende. O Comitê coordena as ações desenvolvidas de forma integrada pelas secretarias municipais visando evitar a formação de focos de dengue, orientar os moradores quanto aos cuidados necessários e eliminar recipientes que possam acumular água parada.

- Precisamos reforçar a necessidade dos moradores colaborarem na eliminação de possíveis focos do mosquito em suas residências, locais de trabalho e terrenos, entre outros locais. Além disso, esperamos que as indústrias e entidades possam montar seus próprios comitês da dengue para auxiliar o poder público na realização deste trabalho - afirmou o secretário municipal de Governo, José Antônio de Carvalho Pinto, que preside o comitê de Combate à Dengue do Município.

Ele lembrou ainda que existe uma previsão do aumento no número de casos da doença em Resende no período de março a maio, período considerado mais crítico para a doença. Até a tarde de sexta-feira, dia 09, sete dos 106 casos suspeitos registrados em Resende tinham sido confirmados.

Durante a reunião desta quarta-feira, no Sindicato Rural, a Secretaria Municipal de Saúde vai também apresentar novas informações a respeito da dengue na cidade e as ações desenvolvidas pela Prefeitura visando intensificar ainda mais as medidas de prevenção, entre elas os mutirões de limpeza que estão sendo acontecendo desde novembro nos bairros da cidade.

Além da chegada dos testes rápidos para diagnóstico da dengue, anunciados pela Secretaria de Saúde na semana passada, o presidente do Comitê informou que já foram compradas mais quatro bombas destinadas às ações de bloqueio em residências que apresentarem pacientes com suspeita da doença. Em janeiro, a Prefeitura já tinha recebido duas bombas da Cruz Vermelha de Volta Redonda, totalizando, portanto, seis equipamentos no combate ao problema. As bombas são utilizadas pelos agentes envolvidos diretamente no trabalho de prevenção e combate à dengue.

Participam do Comitê Municipal as seguintes secretarias municipais: Saúde, Educação, Governo, Obras e Serviços Públicos, além da AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende).

MORADA DA BARRA - Neste sábado, dia 17, a Prefeitura realiza mais um mutirão de prevenção contra a dengue. O trabalho será realizado de 8 às 14 horas, na Vila Maria Cândida, bairro situado na região da Fazenda da Barra. O trabalho envolverá mais uma vez servidores de três secretarias municipais (Saúde, Serviços Públicos e Obras).

Durantes os seis mutirões promovidos neste ano pela Prefeitura, cerca de 60 caminhões de entulho, lixo e objetos que podem acumular água já foram recolhidos das comunidades do Jardim Esperança, Fazenda da Barra I, Parque Minas Gerais, Fazenda da Barra III, Morada da Barra (foto) e Santo Amaro.

A retirada de entulhos, lixos e recipientes propícios ao acúmulo de água nas comunidades atendidas pelos mutirões contra a dengue conta com o apoio de cinco caminhões e duas máquinas retroescavadeiras.

Palavras chaves: REFORÇO NAS AÇÕES