18/01/2011

Agentes da Prefeitura encontram 500 larvas do mosquito da dengue

Secretaria de Saúde vai divulgar ruas com focos da doença

Agentes da Prefeitura encontram 500 larvas do mosquito da dengue

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A partir deste mês de janeiro a Secretara Municipal de Saúde vai divulgar semanalmente uma relação com os endereços, em toda a cidade, onde foram encontrados focos do mosquito Aedes Aegypti.

O objetivo da medida, segundo a diretora de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Lúcia Albuquerque, é reforçar a necessidade do envolvimento de todos os cidadãos no combate ao mosquito da dengue, que só pode ser eliminado com o apoio da população.

Até a data de hoje (18 de janeiro), Resende ainda não teve nenhum caso confirmado da doença este ano, mas cinco casos suspeitos já foram registrados nas primeiras semanas de 2011.

E numa vistoria realizada recentemente pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), os agentes sanitários encontraram 500 larvas do mosquito transmissor da doença.

- Durante a realização das visitas domiciliares, fazemos a coleta das larvas, que são encaminhadas ao laboratório do CCZ para o trabalho de identificação. Também aplicamos larvicidas nos depósitos que possam acumular água, mas a população tem que se engajar nessa campanha e nos ajudar. A localização de 500 larvas numa vistoria recentemente promovida pela Prefeitura é um indicativo claro de que a vigilância precisa ser reforçada – explicou Lúcia Albuquerque.

As relações com os bairros e locais onde foram encontradas as larvas do mosquito serão afixadas semanalmente em todas as unidades do PSF (Programa de Saúde da Família).

Assim, a população poderá acompanhar se seu bairro está com um número grande de focos, ajudando dessa maneira o trabalho dos agentes do CCZ, que desde novembro contam com o auxílio de militares do Corpo de Bombeiros. Para participar do combate à doença em Resende, os bombeiros foram treinados na sede do CCZ, que se localiza no Loteamento Vila Vicentina II.

Somente na Rua Minas Gerais, no bairro Vila Julieta, foram coletadas 23 larvas do Aedes Aegypti em baldes, piscina e ralos.

Os agentes estiveram também nos bairros Santa Cecília, Santo Amaro, Vila Central, Centro, Lavapés, Vila Nova, Vila Vicentina e no distrito de Engenheiro Passos. Na vistoria feita em vasos de plantas, por exemplo, foram recolhidas mais de 50 larvas e nove pupas (denominação usada para definir a larva antes dela se transformar em mosquito adulto). Ao todo, durante esta vistoria, foram encontradas 19 pupas.

Palavras chaves: NÚMERO PREOCUPANTE