Resende

20° Min25º Max

Selo prevenção do site

Educação

28/04/2009

Agência do Meio Ambiente inicia Programa de visitação ao Parque Nacional

Frequentadores do Parque das Águas participam do projeto

Agência do Meio Ambiente inicia Programa de visitação ao Parque Nacional

Crédito: Wagner Alves

      Em parceria com o IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis), a Viação Resendense e o Núcleo de Educação Ambiental do Parque Nacional do Itatiaia, a Prefeitura, através da AMAR (Agência do Meio Ambiente do Município de Resende) e do CREAR (Centro de Referência em Educação Ambiental de Resende), iniciou neste mês o Projeto Interagir com o Parque.

         Este projeto consiste na realização de uma visita orientada ao Parque Nacional com a participação de cidadãos beneficiados pelo núcleo do Programa Terceira Idade Ativa do Parque das Águas (foto). Outros segmentos que realizam atividades no Parque das Águas também participam do projeto de visitação à reserva florestal, entre eles  os grupos de Escoteiros Desbravadores, Seresta das Quintas, Pessoal de apoio da Agência do Meio Ambiente, além de cidadãos que utilizam o local para a prática de atividades físicas.

        O presidente da AMAR, Paulo José Fontanezi, destaca a importância da iniciativa para o dia-a-dia das pessoas. No seu entendimento, além de uma opção de lazer, o projeto “certamente vai contribuir para o trabalho da Prefeitura no sentido de conscientizar cada vez mais a comunidade sobre a necessidade de preservação das riquezas naturais”.

            Segundo a técnica responsável pelo Projeto Interagir com o Parque, Rosângela Gonçalves Vieira, que é bióloga, especialista em Gestão do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos e coordenadora do CREAR, “a iniciativa visa divulgar a função ecológica da Unidade de Conservação que representa o Parque Nacional do Itatiaia”.     O projeto tem por meta realizar quatro visitas orientadas ao Parque Nacional do Itatiaia (uma visita a cada bimestre).    
 
           
PALESTRA -      Os idosos com mais de 50 anos, participantes do Programa Terceira Idade Ativa contarão, a partir deste mês, com mais uma ação preventiva na área da saúde. Além do acompanhamento médico tradicional, que já faz parte do programa, eles passarão a ter palestras sobre o tema “Tratamento da Dor”, uma especialidade médica moderna que está sendo implantada no projeto.

         Lançado este ano pela administração do prefeito José Rechuan (DEM), o Programa Terceira Idade Ativa é desenvolvido em diversos bairros da área urbana – ele oferece atividades recreativas, culturais e esportivas para cerca de 500 pessoas com mais de 50 anos de idade.

        Já nesta terça-feira, dia 28, será realizada a primeira de uma série de palestras visando apresentar a nova técnica de tratamento aos participantes do Programa. O evento, que acontece às 18 horas no auditório da Faculdade Dom Bosco (Morada da Colina), também será aberta a todos os interessados no assunto. O palestrante será o médico especialista em tratamento da dor, Fernando Bueno, que também fará o acompanhamento dos participantes do Terceira Idade Ativa. 
Palavras chaves: PROJETO SOCIAL
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados