25/04/2012

Trabalho do INEA aconteceu hoje, a pedido do Município

Agência do Meio Ambiente aguarda laudo sobre vistoria em lagoa

Crédito: Márcio Fabbian ACOM/PMR

Atendendo a uma solicitação da Prefeitura, feita inicialmente no dia 16 de abril passado pela AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende), através do ofício 148/2012, e reforçada ontem à tarde, por meio de um contato telefônico do prefeito José Rechuan (PP) com a presidente do INEA-RJ (Instituto estadual do Ambiente), Marilene Ramos, técnicos deste órgão realizaram, na manhã desta terça-feira, 25 de abril, uma vistoria na Lagoa da Turfeira, que se localiza no pólo industrial de Resende, atrás do campus da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

A fiscalização pedida pelo Município teve como objetivo verificar a informação sobre uma redução do espelho d'água da lagoa. Acompanhados pelo presidente da AMAR, Paulo José Fontanezzi, e o secretário municipal de Obras, engenheiro Rubens Almada, os agentes do INEA percorreram durante cerca de duas horas a área onde se localiza a lagoa e os trechos situados nas imediações. O relatório oficial sobre as conclusões da vistoria será encaminhado à Prefeitura nos próximos dias. Na foto, uma fiscal do INEA ao lado de Fontanezzi (à direita, de óculos)

Também acompanharam o trabalho dos fiscais do Instituto estadual do Ambiente o superintendente de Projetos da CODIN (Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro), Renato de Aquino Gomes, e o engenheiro da WTorre, Fábio Pescarmona, uma das empresas responsáveis pelos serviços de terraplanagem que estão sendo executadas na região para a construção da fábrica de automóveis da Nissan.

Fontanezzi reafirmou as providências adotadas pela Prefeitura desde quando surgiu a informação de que o espelho d'água da lagoa estava apresentando uma redução. A primeira medida foi a realização de uma avaliação preliminar do local por parte de técnicos da própria AMAR, ocorrida no dia 13 de abril.

Posteriormente, na segunda-feira seguinte (16), o presidente da AMAR encaminhou o ofício 148/2012 ao superintendente regional do INEA, Miguel Arcanjo. A sede regional do INEA fica em Volta Redonda e, no documento, Fontanezzi, solicitou ao instituto uma vistoria técnica no local. Diante do não recebimento de uma resposta ao pedido feito pelo ofício, Rechuan entrou em contato com a presidente do instituto no Estado.

- O que vai esclarecer de forma oficial essa questão é o laudo do INEA com as conclusões da vistoria feita na manhã de hoje (25 de abril). Por isso, a AMAR estará aguardando o encaminhamento desta resposta à Prefeitura para continuar adotando as providências cabíveis. Reafirmamos que todas as medidas que deveriam ser tomadas pela Prefeitura com relação ao caso já vem sendo adotadas, conforme fica comprovado no envio do ofício número 148/2012 à direção regional do Instituto estadual do Ambiente - declarou Fontanezzi.

O presidente da AMAR explicou ainda que todas as informações solicitadas hoje pelo INEA à Prefeitura foram atendidas "no sentido de contribuir com a apuração do caso". Ele reafirmou também o comprometimento da Prefeitura de Resende visando o cumprimento das normas ambientais estabelecidas pela legislação do Município. Segundo Fontanezzi, o projeto de preservação daquela região compreende uma área que vai de 600 a 800 mil metros quadrados.

Palavras chaves: PROVIDÊNCIAS TOMADAS