18/05/2010

Aeroporto Municipal deverá ser liberado nos próximos dias

Técnicos da ANAC realizam vistoria no local e constatam cumprimento de exigências

Aeroporto Municipal deverá ser liberado nos próximos dias

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Inspetores da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) estiveram nesta terça-feira, dia 18, vistoriando as obras de melhoria e segurança realizadas pela Prefeitura de Resende no Aeroporto Municipal (foto). De acordo com o diretor do Aeroporto, Nélio da Silva Sampaio, os inspetores concluíram que os procedimentos exigidos para a reabertura do aeroporto foram cumpridos rigorosamente, o que o leva a acreditar na retomada do funcionamento do local até o final deste mês. O aeroporto estava interditado desde setembro do ano passado, quando a ANAC exigiu a realização de obras de melhorias. Orçada em R$ 1 milhão e 800 mil, as obras no Aeroporto foram feitas em parceria da Votorantim Siderurgia. As intervenções consistiram na construção de um muro em alvenaria com 500 metros de extensão e na instalação de mais 1.900 metros de cerca, além da colocação de 300 metros de alambrado. A Prefeitura cedeu a mão de obra e a Votorantim entrou com todo o material necessário à realização dos trabalhos. Segundo Sampaio, que acompanhou os inspetores na vistoria desta terça-feira, os técnicos ficaram bastante satisfeitos com as obras realizadas. De acordo com o diretor, a liberação total do aeroporto para pouso e decolagem passará agora por trâmites burocráticos. Os técnicos farão um parecer técnico sobre a vistoria feita hoje, que será entregue à direção da ANAC. O diretor acredita que em dez dias a ANAC esteja liberando o aeroporto. - Estamos bastante confiantes na liberação. Para que sejam permitidos o pouso e a decolagem no aeroporto é necessário um documento emitido pela ANAC que chamamos de Notificação Aeronáutica. Depois de emitido, este documento é repassado para todos aeroportos do Brasil e do exterior – disse Nélio. Para o prefeito José Rechuan (DEM) – que participa esta semana em Brasília da XIII Marcha dos Prefeitos – a constatação de que as obras determinadas pela ANAC foram realizadas “mostra o quanto a Prefeitura sempre esteve empenhada em busca da reabertura do aeroporto, cuja retomada do funcionamento é fundamental para as ações da administração municipal voltadas principalmente ao desenvolvimento econômico da cidade”. - Devemos registrar publicamente o apoio da Votorantim na realização destas obras. Com o aeroporto reaberto, teremos mais um atrativo para apresentar aos investidores interessados em instalar ou expandir seus empreendimentos em Resende – comentou Rechuan.
Palavras chaves: OBRAS APROVADAS