03/01/2013

Prefeitura já encaminhou projetos à Secretaria de Aviação Civil

Aeroporto Agulhas Negras será contemplado com investimentos do governo federal

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Indústria, Tecnologia e Serviços informou nesta semana que já encaminhou à Secretaria de Aviação Civil um planejamento de obras necessárias para o Aeroporto Agulhas Negras. Em dezembro do ano passado, a presidente Dilma Roussef anunciou um plano de investimentos em aeroportos, totalizando cerca de R$ 7,3 bilhões para 270 terminais regionais de todo o país. Resende foi um dos municípios contemplados.

- Felizmente nos antecipamos em relação à decisão da presidente e já encaminhamos um projeto de obras para o Aeroporto Agulhas Negras. Entendemos que esse pacote vai contribuir para acelerar a liberação de recursos - ressalta o secretário responsável pela pasta, Edgar Moreira.

Ele explica que neste pacote o Governo Federal se compromete a bancar até metade das passagens, num limite de 60 assentos por aeronave. Os recursos virão através do Fundo Nacional de Aviação Civil, alimentado com o pagamento das outorgas das concessões. Os critérios utilizados pelo Governo Federal para a escolha dos aeroportos foram as necessidades dos setores de turismo, da economia local e da defesa. O município de Resende atende a essas três necessidades.

Segundo Edgar Moreira, no planejamento encaminhado à Secretaria de Aviação Civil em junho do ano passado, estão a construção de um novo terminal de passageiros; a ampliação da pista de pouso e decolagem, com o objetivo de atender as aeronaves de grande porte e a implantação da seção de combate a incêndio (SCI), além das estações de comunicação e meteorológica. Os investimentos solicitados ao Governo Federal totalizam R$ 27 milhões.

- No ano passado o município foi contemplado com a liberação de R$ 2,4 milhões, de recursos federais, para serviços de sinalização vertical e horizontal e aquisição de um veículo de combate a incêndio. As conquistas também fazem parte do plano de melhorias e adequações do Aeroporto Agulhas Negras - frisa.

Neste início de ano, um dos focos da Secretaria de Indústria, Tecnologia e Serviços está sendo os voos da empresa Azul/TRIP, que deverão mudar a rota e seguirão para Campinas (SP), ligando Resende a mais de 150 localidades em todo país através de outras linhas da empresa. A mudança entra em funcionamento a partir de fevereiro.

Outra novidade são os voos da empresa NHT Linhas Aéreas, que passará a se chamar Brava Linhas Aéreas, ligando regiões do sul do país (Porto Alegre, Santa Maria e Lages) a São Paulo, Resende e Rio de Janeiro (Aeroporto São Dumont).

- No caso dessa nova empresa, estamos aguardando a liberação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que deverá se pronunciar agora em janeiro - finaliza Edgar Moreira.

Palavras chaves: INFRAESTRUTURA