Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende

Cerimônia de posse aconteceu na Casa da Amizade

Adolescentes são empossados na Comissão do Programa Prefeito Amigo da Criança

Crédito: Jorge Trindade ACOM/PMR

Durante a cerimônia de posse dos adolescentes e jovens que farão parte da Comissão Municipal do Programa Prefeito Amigo da Criança, realizada esta semana, na Casa da Amizade (foto), o prefeito José Rechuan (PP) reafirmou a Educação como uma das áreas prioritárias da administração municipal, "principalmente das crianças, adolescentes e jovens".

Ele lembrou que, além de melhorar as condições de aprendizado para os estudantes, através da construção e reforma das escolas, aquisição de equipamentos e investimentos nos professores, "a Prefeitura vem promovendo ações voltadas à formação dos cidadãos enquanto cidadãos e ao bem-estar físico, mental e social dos alunos matriculados na rede municipal de ensino".

Entre os trabalhos realizados neste sentido, Rechuan relacionou o Programa Cárie Zero, cujo objetivo é garantir a saúde bucal dos estudantes; a realização de exames oftalmológicos, acompanhada pela doação dos óculos; a melhoria na qualidade da merenda escolar, através de refeições mais saudáveis; e o Projeto Segundo Turno, que oferece atividades esportivas, recreativas e de lazer aos estudantes no horário do aprendizado em sala de aula (contra-turno). Segundo o prefeito, "estas atividades são fundamentais para facilitar as condições do aprendizado por parte dos estudantes".

A solenidade de posse da Comissão Municipal do Programa Prefeito Amigo da Criança contou também com as presenças da primeira dama do Município, Ana Paula Rechuan; da presidente do Conselho de Monitoramento e Acompanhamento do Programa Prefeito Amigo da Criança, Maria José Barreto Silva; do secretário municipal de Fazenda, Renato Viegas; da superintendente Municipal de Relações Comunitárias, Fabíola Silva Lima; e da presidente da Fundação CONFIAR (Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende), Maria Virgínia de Mello.

- A nossa administração sempre trabalhou com a proposta de ouvir os segmentos organizados da sociedade. Por isso, a participação dos jovens e adolescentes nesta comissão é de fundamental importância para a Prefeitura.  Eles devem se organizar, identificar os assuntos do seu interesse e debater com os demais jovens para que possam auxiliar a administração municipal no sentido de que sejam realizadas ações destinadas a este segmento importante da nossa população - disse o prefeito.

O Programa Prefeito Amigo da Criança tem como objetivo mobilizar e apoiar tecnicamente os municípios na implementação  de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes.  A primeira dama do Município e articuladora do Programa Prefeito Amigo da Criança, Ana Paula Rechuan, reforçou a importância do trabalho integrado entre as secretarias municipais, os segmentos organizados da sociedade e as organizações não governamentais para o desenvolvimento de projetos voltados à infância e à adolescência.

- A nossa proposta é despertar no jovem a consciência da sua força na formulação de ações e no desenvolvimento dos trabalhos propostos - declarou.

A comissão empossada é composta por 24 membros na faixa de entre 12 e 16 anos, todos representantes de escolas municipais e estaduais, além de entidades públicas que atuam na questão dos jovens e adolescentes. A realização do concurso de Desenhos, Frases e Redação sobre o uso Indevido de Drogas, promovido no ano passado, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O concurso teve a participação de 10.500 alunos de 38 escolas municipais.

A Comissão Municipal de Adolescentes e Jovens do Programa Prefeito Amigo da Criança está composto pelos seguintes membros: João Vitor de Oliveira Narciso e Luiz Carlos Rodrigues da Silva (representantes da Escola Municipal Lídia Pires Magalhães); Neilane Ferreira (Escola Municipal Surubi); Willian de Carvalho de Oliveira, Cayo da Cunha Ávila e Ingrid Medeiros Souza Praga (Escola Professor Carlinhos); Jonas de Jesus Vilarinho Campos (Escola Municipal Júlio Verne); Carolina Paula Correia (Colégio Pedro Braile Neto); Karen Fernanda Soares da Costa (Colégio João Maia); Marcelo Silva Igreja (Associação Cultural Boi Bumbá); Alicia Corrêa de Oliveira e Ana Stephane Lucas (PróJovem Adolescente); Thaiane Candido Pereira, Lúbia Maria da Silva Moreira, Débora da Silva Bastos e Gabriel Lucas Cunha Gusmão (Comunidade de Bulhões); Guilherme Passos (CEDEVIR - Centro de Educação para Deficiente Visual de Resende); Joyce de Fátima M. Oliveira e Tamires Florêncio da Silva (Centro Comunitário Educativo Esperança do Futuro); CONFIAR - Maria Luiza C. da Silva e Larissa de Souza Reis (Fundação CONFIAR - Conselho para a Infância e Adolescência de Resende), além de Jeniffer Amanda F. Ramos, Willian Costa da Silva e Camila Oliveira da Silva, os três do Centro da Juventude.

Palavras chaves: PARTICIPAÇÃO