Assistência Social e Direitos Humanos

Tema foi a Colônia de Férias realizada em julho, em parceria com a Defesa Civil

Adolescentes do Projovem participam de concurso de Redação

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Na próxima terça-feira, dia 28, às 15 horas, no Centro Administrativo da Prefeitura de Resende, serão premiadas as três melhores redações escritas pelos adolescentes assistidos pelo Programa Projovem. O tema escolhido foi a vivência deles na Colônia de Férias, organizada pela Defesa Civil e pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, que aconteceu durante as férias de julho.

Também na terça-feira, os jovens apresentarão uma coreografia de hip hop e músicas cantadas pelo coral. Os ensaios acontecem nas oficinas de dança e de coral, ministradas no programa.

Segundo a coordenadora do Projovem, Rita Monnerat, durante cinco dias, 75 jovens com idade entre 12 e 17 anos, inscritos no Projovem Adolescente, coordenado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Assistência Social e desenvolvido nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), dos bairros Jardim Esperança, Lavapés, Itapuca e Toyota, participaram das atividades da colônia de férias, que incluíram práticas esportivas, palestras e passeios educativos, além de aulas de doutrina da Defesa Civil, educação ambiental, ações preventivas, acidentes domiciliares (gás de cozinha), queimaduras, produtos químicos, primeiros socorros, noções de civismo e cidadania entre outras.

- A colônia de férias foi uma experiência marcante para eles pelas atividades diferenciadas, tanto sociais quanto educativas. Essa vivência eles passaram para o papel, e através da redação destacaram de forma singular o que foi mais importante para eles - disse Rita, acrescentando que os nomes dos ganhadores só serão divulgados durante o evento.

Mas, ela adiantou que o vencedor do primeiro lugar é um jovem do grupo da Itapuca, o segundo lugar do Toyota e o terceiro do Jardim Esperança. A premiação será uma bicicleta no primeiro prêmio e cestas de guloseimas no segundo e terceiro prêmio.

O Projovem Adolescente é um serviço socioeducativo coordenado pelo Governo Federal por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e executado pelo Governo Municipal, desde o ano de 2009, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. O programa se destina a jovens com idade de 15 a 17 anos, inscritos no Programa Bolsa Família. O programa funciona de segunda a quinta-feira no período da tarde, sendo que segunda e quarta-feira nos CRAS dos bairros Lavapés e Itapuca, e terça e quinta-feira nos CRAS Toyota e Jardim Esperança.

Atualmente, o programa está desenvolvendo as seguintes oficinas: canto coral, dança, atividades esportivas (parceria com a Fundação Resende Esportes), Maracatu e Capoeira, além de trabalhar os temas Juventude e Cultura; Juventude e Esporte e Lazer, Juventude e Meio Ambiente, Juventude e Saúde e Juventude e Trabalho.

Palavras chaves: ASSISTÊNCIA SOCIAL