Assistência Social e Direitos Humanos

16/07/2012

Adolescentes do Projovem participam de Colônia de Férias

Programação conta com filmes, quadrilha, piquenique em Mauá e muito mais

Adolescentes do Projovem participam de Colônia de Férias

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Diversas atividades recreativas e culturais esperam pelos jovens do Programa Projovem Adolescente, entre os dias 16 de julho e dois de agosto, na Colônia de Férias, realizada pela Prefeitura de Resende, através da integração entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e a Defesa Civil.

Segundo a coordenadora do Projovem Urbano, Rita Monnerat, a colônia de férias visa "proporcionar momentos diferenciados para os adolescentes, que nesta época do ano, com o recesso escolar, ficam em casa com tempo ocioso". Mais de 80 jovens, com idade entre 15 e 17 anos, estão inscritos no Programa Projovem Adolescente, desenvolvido nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), dos bairros Jardim Esperança, Lavapés, Itapuca e Toyota.

- Estamos atendendo com esta colônia no mês de julho a solicitação dos adolescentes, que nos disseram ter gostado tanto das atividades promovidas na ultima colônia de férias, em janeiro, que preparamos novamente para eles duas semanas de atividades voltadas para a integração social, o incentivo ao esporte e à cultura - destacou.

As atividades da colônia de férias começaram nesta segunda-feira, dia 16, às 14h, com a exibição do filme "Escritores da liberdade", no Cinema do Teatro da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

Na terça-feira, dia 17, das 11h30 às 17h30, tem piquenique no Distrito de Visconde de Mauá; e na quarta-feira, dia 18, às 15 horas, os adolescentes apresentam uma quadrilha no pátio da sede administrativa da Prefeitura.

Já na quinta-feira, dia 19, os jovens participam de um debate sobre o uso de álcool, mediado por educadores do projeto "Na Medida", que acontecerá em dois turnos: das 13h às 15 horas, no Centro da Juventude, para os adolescentes dos CRAS Itapuca e Toyota e, das 15 às 17 horas, no Espaço Z, para os jovens dos CRAS Lavapés e Jardim Esperança.

Do dia 23 a 27, as atividades serão desenvolvidas em parceria com a Defesa Civil e incluem os seguintes passeios turísticos e ecológicos: ao Grupamento do Corpo de Bombeiro (dia 23), Parque Nacional do Itatiaia (dia 24), passeio de barco pelo Rio Paraíba (dia 25), Cachoeira da Fumaça (dia 26) e, no dia 27, haverá o encerramento e a entrega de certificado aos participantes no Espaço Z. Para fechar a programação, os jovem farão um passeio cultural à cidade de Vassouras, na quinta-feira, 2 de agosto.

O Projovem Adolescente é um serviço socioeducativo coordenado pelo Governo Federal por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e executado pelo Governo Municipal, desde o ano de 2009, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. O programa se destina a jovens com idade de 15 a 17 anos, inscritos no Programa Bolsa Família. O programa funciona de segunda a quinta-feira no período da tarde, sendo que segunda e quarta-feira nos CRAS dos bairros Lavapés e Itapuca, e terça e quinta-feira nos CRAS Toyota e Jardim Esperança.

Atualmente, o programa está desenvolvendo as seguintes oficinas: canto coral, dança, atividades esportivas (parceria com a Fundação Resende Esportes), Maracatu e Capoeira. Além de trabalhar os temas Juventude e Cultura; Juventude e Esporte e Lazer, Juventude e Meio Ambiente, Juventude e Saúde e Juventude e Trabalho.

Palavras chaves: INCLUSÃO