20/05/2009

Adolescentes de Resende vão visitar Universidade Federal Fluminense

Passeio incluirá visita a construções do arquiteto Oscar Niemeyer

Adolescentes de Resende vão visitar Universidade Federal Fluminense

Os 80 adolescentes de Resende na faixa etária de 15 a 17 anos atendidos pelo Pró-Jovem vão participar em junho de uma atividade extra: eles conhecerão em Niterói as instalações da UFF (Universidade Federal Fluminense) e o Caminho Niemeyer, conjunto arquitetônico daquela cidade com construções projetadas pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer. Desenvolvido através de uma parceria da Prefeitura de Resende com o Governo Federal, o Pró-Jovem Adolescente faz parte do Programa Nacional de Inclusão de Jovens.

O programa oferece ações de inclusão social, entre elas atividades educativas na área de saúde pública, orientação vocacional e aceleração de aprendizagem. A realização de palestras que tratam da gravidez na adolescência e de prevenção contra drogas também faz parte das ações desenvolvidas pelo programa.

- A visita a estes locais na cidade de Niterói será uma forma de mostrar aos jovens que eles também podem chegar a uma universidade em busca de uma formação profissional. Na verdade, o passeio a Niterói reforçará o trabalho do programa visando ampliar o acesso dos cidadãos atendidos à cultura e ao conhecimento – disse a coordenadora do Pró-Jovem em Resende, Rita de Cássia Monnerat dos Santos, frisando “a proposta do programa em garantir a formação cidadã dos adolescentes”.

Como atividade complementar ao passeio a Niterói no próximo mês, os integrantes do projeto vão participar ainda de palestras com profissionais de área de arquitetura. Uma delas será com o arquiteto e secretário municipal de Gestão Estratégica e Planejamento, Tom Kneip, responsável pelo Projeto Urbano Humano, que prevê, entre outras medidas, uma série de modificações no trânsito da cidade ainda neste ano.

QUEM PODE PARTICIPAR - Segundo a coordenadora, o Pró-Jovem atende adolescentes provenientes de famílias cadastradas no Programa Bolsa Família, que devem procurar o programa, ou adolescentes em cumprimento a medidas sócio-educativas determinadas pelas instituições competentes. Os adolescentes encaminhados ou vinculados a programas de combate ao abuso e à exploração sexual também podem ser atendidos pelo programa.    Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas nas unidades do CRAS em Resende, que funciona nos seguintes locais:

* Lavapés: Rua do Rosário 45 (Telefones 3360-9887 e 3360-9550);

* Toyota: Avenida Projetada s/nº (Telefone 3360-5098);

* Itapuca: Rua Willy Faustich – antiga Rua Um 64 (telefone 3381-6174)

* Jardim Esperança: Rua Frei Tito s/nº (Telefone 3354-4676).

Palavras chaves: INCLUSÃO SOCIAL