05/08/2010

Adolescentes das Oficinas de Jardinagem e Marcenaria ganham bolsa auxílio de R$ 100,00

Benefício é pago também para integrantes de dois outros programas sociais do CONFIAR

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A presidente da Fundação CONFIAR, Maria Virgínia Soares da Rocha, lembra que o Programa Nossa Casa ganhou este ano da Prefeitura uma sede mais ampla no bairro Vila Adelaide. Já a Casa da Acolhida (foto) se localiza nas proximidades do Aeroporto Municipal. Em breve, os dois projetos, que são responsáveis pelo atendimento de crianças e adolescentes em situação de risco encaminhados pelo Poder Judiciário, vão receber uma Kombi para o transporte deles aos serviços de saúde e educação do Município. No caso dos adolescentes de 16 a 18 anos beneficiados pelos programas Aprendizes de Auxiliares de Creche e Aprendizes de Auxiliares de Sala de Aula, as atividades são realizadas duas vezes por semana, dentro de escolas e creches da rede municipal, no contra-turno escolar. Já nos demais dias úteis da semana, eles participam de cursos de capacitação. Em breve, os aprendizes de auxiliares de creche começam a freqüentar um curso de reforço no aprendizado da Língua Portuguesa, que será promovido pela Prefeitura em parceria com a UAB (Universidade Aberta do Brasil). Realizados, respectivamente, no Morro do Cruzeiro e na região da Vila Vicentina, os programas Gente Grande e Boi Bumbá oferecem oficinas de artesanato, reforço escolar, aprendizado de informática e aulas de judô. O Boi Bumbá é realizado por meio de uma parceria do CONFIAR com a Organização Não Governamental Quilombo da Paz. Na região da Fazenda da Barra, 150 crianças e adolescentes são atendidos pelo coral. Além de aprenderem uma profissão, os integrantes das oficinas de jardinagem e marcenaria têm ainda uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 100,00, que também é paga aos adolescentes matriculados nos programas Aprendizes de Auxiliares de Creche e Auxiliares de Sala de Aula. No Centro da Juventude, os cursos oferecidos são nas áreas de informática básica, balé, web, montagem de computadores, vôlei e futsal. O Centro da Juventude forma dezenas de jovens de baixa renda todos os anos. O aprendizado no setor de informática é feito em parceria com a Organização Não Governamental CDI. - A assiduidade na escola representa um dos critérios para a permanência nos programas da Fundação CONFIAR, que trabalha na formação de crianças, adolescentes e jovens para a vida em sociedade, oferecendo-lhes também a oportunidade de disputar uma vaga no mercado de trabalho – disse Maria Virgínia, lembrando que recentemente o CONFIAR passou a funcionar na Rua Alfredo Sodré 91 – Manejo.
Palavras chaves: Capacitação Profissional