11/07/2011

Roupas foram doadas à Prefeitura pelas Lojas Renner

Adolescentes da Casa da Acolhida recebem peças de vestuários

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Assistência Social entregou  semana passada, aos adolescentes atendidos pela Casa da Acolhida, parte das peças de vestuário doadas pelas Lojas Renner ao prefeito José Rechuan (DEM), durante a inauguração do Shopping PátioMix, ocorrida no dia 17 de junho.

A Casa da Acolhida é um dos programas de assistência desenvolvidas pela Prefeitura, por meio do Fundação CONFIAR (Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende), responsável pelo atendimento de meninos e meninas com idade entre 12 e 18 anos.

O ato de entrega das peças teve as presenças da titular da Secretaria de Assistência Social do Município, Marli Ceccoline Cortona; da presidente do CONFIAR, Maria Virgínia Mello Soares da Rocha; e da primeira dama de Resende, Ana Paula Rechuan.

Das 37 caixas doadas pela Renner à Prefeitura, que totalizaram 1500 peças, cinco foram levadas para os meninos e as meninas da Casa da Acolhida (foto). Este abrigo acolhe crianças e adolescentes com seus direitos ameaçados ou violados, que são afastados do seu ambiente familiar por determinação do Juizado da Infância e Juventude, através de um acompanhamento realizado em parceria com o Conselho Tutelar.

Por meio da Casa da Acolhida, eles são encaminhados para atendimentos médicos e odontológicos, realizam atividades esportivas e culturais, além de freqüentarem regularmente a escola.

Segundo a secretária de Assistência Social, Marly Ceccoline Cortona, a seleção das peças foi feita de acordo com a numeração contida nas etiquetas (de 12 a 17 anos) visando atender especialmente esse segmento da população. Além disso, a  equipe optou em expor as peças para que os adolescentes escolhessem aquelas de sua preferência.

- Demos a eles a condição de escolha, de acordo com sua numeração, cor e estilo. É uma forma de valorizar quem  nesse momento precisa de apoio e atenção. Além disso, é a primeira vez que recebemos do setor privado uma grande quantidade de doações de roupas novas, o que nos permite colocar em prática essa ação – ressaltou a secretária, acrescentando que, entre as inúmeras peças doadas na semana passada à Casa da Acolhida, estavam principalmente agasalhos (masculino e feminino).

A próxima remessa de doações das peças de vestuários recebidas pela Prefeitura será feita para os adolescentes atendidos no Nossa Casa – outro programa social desenvolvido pelo Município sob a coordenação da Fundação CONFIAR - e para as entidades Casa da  Amizade e Asilo Nicolino Gulhot. As demais doações estão sendo definidas de acordo com as peças ainda existentes, que reúnem roupas de bebês, jovens e idosos.

Na opinião da presidente do CONFIAR, Maria Virgínia, a forma como a entrega foi realizada, permitindo que os adolescentes escolhessem os vestuários, contribuiu para o trabalho realizado com eles no abrigo.

- Estamos valorizando e elevando a auto-estima desses cidadãos. Esses tópicos são trabalhados constantemente pela equipe do abrigo. A resposta foi no comportamento de cada um ao receber as doações – afirma.

Localizada próximo ao Aeroporto Municipal, a Casa da Acolhida conta hoje com uma equipe de profissionais composta de assistente social, psicóloga, coordenador, educadores, auxiliares de serviços gerais e cozinheiras, além do apoio da Guarda Municipal. A estrutura dispõe de quartos e banheiros (feminino e masculino), refeitório, dispensa, cozinha, biblioteca, sala de TV, escritório e varanda externa. O atendimento é feito durante 24 horas.

Palavras chaves: ASSISTÊNCIA SOCIAL