06/08/2012

Peça “Bar dos Fusco” é a representante de Resende na mostra

Acontece neste mês o XII Festival de Teatro de Resende

Crédito: Divulgação

A Prefeitura, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, abre no próximo dia 17 de agosto (sexta-feira) o Festival de Teatro de Resende (Fester), que chega a sua XII edição mantendo a tradição de promover na cidade um dos mais importantes eventos culturais da região Sul Fluminense e do Estado do Rio de Janeiro, abrindo espaço para grupos teatrais de todo o Brasil.

Durante 10 dias a população de Resende e de cidades vizinhas poderá acompanhar a programação do festival, com exposição, oficinas, Mostra Nacional de Teatro e Teatro de Rua. A programação será gratuita, com exceção dos espetáculos adultos, cujos ingressos serão vendidos a R$ 3,00.

- Para a Prefeitura e a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda é um orgulho contribuir para que o festival continue crescendo e abrindo oportunidade aos artistas de todo o Brasil, para levar também a um público diversificado um entretenimento da melhor qualidade - comemora o presidente da Fundação Casa da Cultura, Luís Arnaldo Gastão, salientando que esta edição marca a reabertura do Cine Vitória, após um período fechado para obras de reforma do telhado e pintura externa e interna do imóvel.

A abertura acontece no dia 17, às 19 horas, no Espaço Z, com o início da exposição Resende em Cena, que reunirá 21 fotos de produções teatrais já realizadas na cidade. A mostra ficará aberta à visitação pública no período de 20 a 31 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Ainda no Espaço Z, acontece no período de 17 a 19 de agosto, às 20 horas, os Estudos Dramáticos, que é uma apresentação dos alunos do Curso Livre de Teatro promovido este ano pela Fundação, sob a direção de Marcello Jordan e Veridiana Vasques.

- Este ano tivemos o orgulho de incorporar ao patrimônio cultural da cidade o Espaço Z, inaugurado recentemente e que dispõe de um anfiteatro com mais de 100 lugares e de toda a estrutura necessária para atender aos artistas, com camarim, sistema de luz e som - destaca Luís Arnaldo.

Nos dias 18 e 19, a partir das 14 horas, acontece no Teatro de Bolso a oficina "Corpo e Espaço Público", com orientação de George Sander Martins Urbano. Serão disponibilizadas 25 vagas, e o curso é gratuito. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3354-3762.

A Mostra Nacional de Teatro terá início no dia 20 de agosto, com seis espetáculos infantis e sete adultos, todos realizados no palco do Cine Vitória. Entre os espetáculos adultos, o público terá a chance de assistir à única peça teatral da cidade selecionada para o festival este ano: Bar dos Fusco, do grupo Cia. de Teatro Pé Direito, com direção de Arthur Vinciprova. Os outros espetáculos selecionados são de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba (PR) e Joinville (SC).

Paralelo à mostra nacional, este ano os artistas terão a oportunidade de mostrar seu trabalho em vários pontos da cidade, com o Teatro de Rua. Serão seis espetáculos, de grupos de Belo Horizonte (MG), São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis (SC), que estarão se apresentando no Calçadão de Campos Elíseos, no Colégio Getúlio Vargas (Cidade Alegria), em Visconde de Mauá, no Parque Julieta Botelho (Tobogã) e na praça da Igreja São Benedito, em Engenheiro Passos.

Palavras chaves: ARTES CÊNICAS