Resende

15° Min30º Max

Selo prevenção do site

Assistência Social e Direitos Humanos

21/12/2020

ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL DA PREFEITURA DE RESENDE ADOTA NOVA MODALIDADE E NOVAS ATIVIDADES 

Com a mudança, profissionais terão mais tempo para desenvolver o trabalho com objetivo de tirar pessoas da situação de rua

ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL DA PREFEITURA DE RESENDE ADOTA NOVA MODALIDADE E NOVAS ATIVIDADES 

Crédito: Carina Rocha

A Prefeitura de Resende continua empenhada em ajudar a construir um novo capítulo na vida de pessoas que se encontram em situação de rua. O serviço de Acolhimento Institucional, que antes tinha a modalidade ‘casa de passagem’, passará a atender pela modalidade ‘abrigo’. Na prática, a mudança permite que as pessoas em situação de rua passem mais tempo utilizando o serviço e, consequentemente, passam a ter mais tempo para se estruturarem rumo a uma vida fora da situação de rua. 

De acordo com a secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Jaqueline Primo, esta não é a única novidade relacionada ao serviço. Nos últimos meses, uma série de atividades foi implementada, visando reforçar valores positivos e desenvolver estratégias para que as pessoas consigam dar os primeiros passos para sair da situação de rua. 

- O objetivo do Acolhimento Institucional continua sendo o mesmo, de trazer um novo caminho na vida das pessoas, atribuindo mais dignidade e trabalhando com carinho e cuidado para que essas pessoas possam caminhar com seus próprios pés. Desde 2019, muita coisa mudou e continuamos buscando maneiras de melhorar o serviço. Notamos que, até então, os três meses não eram suficientes para reintegrá-los no mercado de trabalho e dar tempo para que conseguissem um aluguel. Agora, terão mais tempo para se estruturar – contou a secretária. 

O que muda? 

Em 2019, quando inaugurado, o Acolhimento Institucional tinha funcionamento apenas noturno, em horário mais limitado, para que as pessoas em situações de rua tivessem onde passar a noite em situação mais digna. Posteriormente, o horário de funcionamento foi expandido para o dia inteiro e as pessoas poderiam usufruir de mais atividades durante o dia. A nova atualização, que alterará a modalidade de Casa de Passagem para Abrigo permitirá que usuário permaneça por seis meses, podendo ser prorrogado por mais seis meses. Prazo esse que, anteriormente, era de até 90 dias. 

Novas Atividades 

Cada vez mais atividades e possibilidades são ofertadas aos usuários do serviço. Entre as novidades implantadas nos últimos meses está o projeto “Feira Social”, viabilizado pela Prefeitura para que as pessoas em situação de rua tenham um pequeno espaço e tenda na Feira Livre de Resende para comercializar produtos e obter renda.  

Outros novos projetos passaram a fazer parte do dia a dia do acolhimento, como o “Horticultura Social”, para que os usuários façam uma horta e obtenham o resultado da colheita e o “Reforço Escolar” com material didático e acompanhamento para aqueles que estão em processo estudantil. Todas as demais atividades disponibilizadas inicialmente continuam no serviço, como acompanhamento psicológico, orientações e confecção de currículos. 

Palavras chaves: Acolhimento Institucional Abrigo
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados