Resende

21° Min28º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública

Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda

24/07/2018

ACERVO DO MAM SERÁ ENRIQUECIDO COM OBRAS DOADAS PELO INSTITUTO ITAÚ CULTURAL

Ao todo, 25 obras de artistas renomados chegarão ao museu

ACERVO DO MAM SERÁ ENRIQUECIDO COM  OBRAS DOADAS PELO INSTITUTO ITAÚ CULTURAL

Crédito: Gleisiane Carvalho

O acervo do Museu de Arte Moderna de Resende, que possui obras de artistas renomados como Tarsila do Amaral, Guignard, Segall, Ceschiatti, Carlos Scliar, Clécio Penedo e Santa Rosa, entre outros, vai ganhar um reforço nas próximas semanas, com a chegada de 25 trabalhos doados pelo Instituto Itaú Cultural. No lote que virá para o espaço cultural, considerado um dos mais importantes do interior, estão desenhos, litografias, gravuras, serigrafias e pinturas em óleo sobre tela, assinados por artistas brasileiros respeitados no mundo das artes, como Paul Klee, Helene Schindler e Gilberto Salvador.

 

O processo para a vinda das obras teve início em maio deste ano quando o Instituto Itaú Cultural divulgou, por intermédio do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), uma lista com 775 bens culturais, voltados para museus públicos e privados, disponíveis para doação. Logo após o anúncio, o MAM de Resende manifestou oficialmente o interesse em algumas peças e, em seguida, recebeu a confirmação de que 25 delas passariam a integrar o acervo, que é disponibilizado para a visitação do público no período de férias escolares, entre os meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

 

De acordo com a presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Denise Assis, o objetivo da aquisição é atualizar e enriquecer o acervo do museu e torná-lo constantemente atrativo para os visitantes. A escolha do período de exposição das obras acontece em virtude de ser uma época em que muitos turistas visitam o município, além de ser uma boa opção de lazer para os estudantes que estão em férias.

 

- A chegada dessas obras vai permitir que a população de Resende e da região tenha acesso a um acervo diferenciado, com peças de artistas importantes para o cenário das artes plásticas. E isso, de certa forma, aproxima o interior dos grandes centros urbanos, onde este tipo de exposição é bastante comum, além de criar uma conexão com outros museus espalhados pelo mundo – explica Denise Assis.

 

Entre os destaques que chegarão ao MAM estão obras do quadrinista e ilustrador brasileiro Laudo Ferreira Junior e uma reprodução do pintor suíço-alemão Paul Klee, além de obras de Silvio Oppenheim, Wylma Sedys, Herton Roitman, entre outros. O transporte das peças, que será executado por uma empresa especializada, está sob a responsabilidade do Instituto.

 

O MAM Resende, que atualmente conta com a exposição Diálogos Urbanos, do artista plásticos Anderson de Souza, em cartaz, fica na Rua Doutor Cunha Ferreira, 104, no Centro Histórico. O funcionamento do espaço é de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 14h às 18h.

Palavras chaves: MAM
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados