26/12/2011

Convênio da Prefeitura com Estado possibilita aquisição de novos volumes

Acervo de bibliotecas públicas será ampliado em 2012

Crédito: Wagner Alves - ACOM PMR

Desde janeiro de 2009, a Prefeitura, por meio da Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda, vem investindo na infra-estrutura e na informatização das bibliotecas públicas, proporcionando com isso mais conforto e comodidade aos usuários. A iniciativa faz parte do projeto de revitalização destas unidades. Em 2012, os acervos da Biblioteca Zulmira de Melo Bastos (Engenheiro Passos) e da Biblioteca Comunitária Edgar Kullman (Serrinha do Alambari) terão um acréscimo de 40 por cento. Segundo o presidente da Fundação Casa de Cultura, André Whately, as melhorias têm como objetivo valorizar a cultura em regiões distantes da área central do Município. Com isso, a Prefeitura conseguiu que as unidades se tornassem referências para atividades culturais e sociais das respectivas comunidades. - Atualmente, as bibliotecas são espaços não só de informação, mas de muitas manifestações culturais. Sendo a cultura fonte de transformação social, as revitalizações destes espaços significam um importante passo percorrido pela administração municipal – afirma. Whately destaca ainda, que em 2010 o Município foi contemplado com a verba destinada ao Projeto “Apoio ao Desenvolvimento Cultural do Município de Resende”, por meio do PADEC (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro). O convênio foi firmado entre a Secretaria de Estado de Cultura e a Prefeitura de Resende. Os recursos provenientes desta parceria garantirão ainda mais melhorias na infra-estrutura; modernização de equipamentos e mobiliário, além da ampliação e atualização dos acervos. Na foto, a Biblioteca Pública Jandyr César Sampaio, cuja nova sede no Centro Histórico foi entregue pela Prefeitura em dezembro do ano passado.
Palavras chaves: PREFEITURA NAS COMUNIDADES