Superintendência de Transporte e Trânsito

18/09/2012

Academia da Terceira Idade do Parque Tobogã foi entregue nesta terça-feira, dia 18

Área de lazer também está recebendo serviços de revitalização

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura entregou na manhã desta terça-feira, dia 18 de setembro, a quarta academia do Programa Terceira Idade Ativa, instalada no Parque Tobogã, na Vila Julieta. Um café da manhã com a presença dos idosos que frequentam o programa no parque, da coordenadora do Programa, Fabiana Soares, e do professor de Educação Física, Wilson Duarte, marcou o início das atividades.

O Terceira Idade Atividade é desenvolvido por meio da Superintendência de Especial de Eventos e Integração em 22 núcleos espalhados pela cidade, beneficiando 1.500 idosos acima de 50 anos. No núcleo do Parque Tobogã, 80 pessoas participam das atividades físicas, dentre outras.

- Eu estava em depressão e desde que comecei a frequentar as atividades aqui no parque fiquei mais feliz. A melhor coisa que aconteceu agora foi a instalação desta academia, que vai nos ajudar a manter a forma - comemorou Irene Aparecida Castilho Barbosa, de 67 anos, morada da Alvorada.

Durante a abertura da academia, o professor Wilson Duarte explicou aos idosos sobre como funciona cada um dos seis equipamentos disponibilizados e salientou que os exercícios serão feitos com acompanhamento, para evitar qualquer problema como distensões musculares ou má postura.

- Vamos definir os horários e os grupos que farão os exercícios para um melhor aproveitamento. Esta academia veio para complementar os exercícios físicos que já são realizados na quadra do parque duas vezes por semana - explicou o professor, que durante o café também contou que neste sábado, dia 23, cerca de 96 idosos farão um passeio para a Feira de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, dentro das atividades do Programa Terceira Idade Ativa.

Também nesta terça-feira, dia 18, cerca de 40 idosos atendidos pela unidade de Saúde da Família do bairro Liberdade foram visitar o Horto Municipal de Volta Redonda. Eles participam dos Grupos de Hipertensão e de Diabetes, realizados no posto de saúde.

O grupo foi acompanhado da equipe do módulo, composta de médica, enfermeira, fisioterapeuta, entre outros profissionais. Segundo a supervisora do Programa Saúde da Família Tatiane Dalavia, os idosos farão diversas atividades no Horto, como alongamento e testes de audição, de visão e de paladar, entre outros.

REVITALIZAÇÃO - Além de ganhar uma academia para a terceira idade, o Parque Tobogã está recebendo serviços de revitalização em todo o seu interior, realizados pela equipe da AMAR (Agência de Meio Ambiente de Resende), que inclui a pintura das duas quadras, reforma dos banheiros, limpeza e a construção de uma sede administrativa para a Cidade do Trânsito, onde funcionará a diretoria e as aulas teóricas a serem administradas para estudantes no local. Além disso, em breve o parque terá também uma Raia de Malha.

Palavras chaves: TERCEIRA IDADE