04/07/2012

Abertura dos Jogos das Escolas Municipais de Resende aconteceu nesta quarta-feira

Cerca de dois mil alunos, de 17 colégios, disputam queimada, futsal, voleibol e handebol

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan e a secretária de Educação, Rosaly Azevedo, abriram os Jogos das Escolas Municipais de Resende, na manhã desta quarta-feira, dia 04 de julho, na quadra esportiva da Escola Municipal Abrahão Hermano Ribenboim (Cidade da Alegria). Participaram também do evento delegações de 17 escolas municipais e o Jogador da Seleção Brasileira de Voleibol e bicampeão da Super Liga Jardel e a Campeã de Pentatlo Moderno, Amanda Turute. Os atletas vieram à cerimônia para incentivar os estudantes.

Em seu discurso, o Prefeito José Rechuan ressaltou que a educação representa um dos maiores investimentos da Prefeitura e sugeriu que, durante os jogos, seja realizada uma seleção para a formação de uma equipe que representará o município em outras competições.

- Para ser vencedor na vida, não há outro caminho que não seja pela educação. Por isso, estamos reformando escolas e construindo quadras esportivas, investindo em tecnologia e na valorização do profissional de ensino, para oferecer melhores condições de estudo às crianças para que elas gostem ir à escola e também tomem gosto pelos estudos - afirmou.

Já a secretária municipal de Educação, Rosaly Azevedo, destacou a importância dos jogos para a integração entre os estudantes das escolas municipais.

- A prática de esporte entre as crianças e adolescentes é fundamental. O esporte trabalha neles a disciplina e é uma excelente ferramenta de integração. Por este motivo, a educação e o esporte têm de caminhar juntos. Espero que os estudantes tenham uma competição saudável e que façam muitas novas amizades - finalizou.

A abertura dos jogos foi uma grande festa. Após o desfile das delegações das escolas e da entoação do Hino Nacional, o estudante Theo Giovane, da Escola Municipal Noel de Carvalho, acendeu a pira olímpica que marcou oficialmente o início dos jogos e Esthefani da Silva, da Escola Municipal Esther Politi, representando todos os competidores fez o juramento no qual se destacavam palavras que expressavam o espírito da competição: lealdade e amizade.

Realizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, os Jogos das Escolas Municipais visam à integração entre os estudantes da rede municipal de ensino. Participam cerca de dois mil alunos com idade entre oito e 15 anos, matriculados em 17 unidades de ensino.

Os jogos serão realizados simultaneamente nas quadras esportivas da Escola Municipal Abrahão Hermano Ribenboim e do Colégio Municipal Getúlio Vargas, ambas localizadas na Cidade Alegria, entre os dias 04 e 10 de julho, das 08 às 18 horas. Os estudantes competirão em quatro modalidades: queimada, futsal, voleibol e handebol, nas categorias C (de 14 a 15 anos), B (de 11 a 13 anos) e A (de oito a 10 anos), feminino e masculino.

Participam das provas as seguintes unidades escolares: Colégio Getúlio Vargas (Cidade Alegria), CIEP 347 - Jorge Miguel Jaime (Toyota), Escola Municipal Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos), Escola Municipal Bairro Cabral, Escola Municipal Esther Politi (Fazenda da Barra I), Escola Municipal Hetelvina Carneiro (Vargem Grande), Escola Municipal Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II), Escola Municipal José Roberto Sampaio (Fumaça), Escola Municipal Julio Verne (Vicentina), Escola Municipal Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi), Escola Municipal Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria), Escola Municipal Moacir Coelho (Serrinha do Alambari).

Tabela dos jogos

Dia 04 - quarta-feira - 13 horas - voleibol feminino e masculino categoria C

Dia 05 - quinta-feira - 8 horas - futsal masculino e feminino categoria C

Dia 05 - quinta-feira - 13 horas - handebol feminino e masculino categoria C

Dia 06 - sexta-feira - 8 horas - futsal masculino categoria B

Dia 06 - sexta-feira - 13 horas - futsal feminino categoria B

Dia 09 - segunda-feira - 08 horas - futsal masculino categoria A

Dia 09 - segunda-feira - 13 horas - queimada feminino - categoria C

Dia 10 - terça-feira - 08 horas - queimada feminino e masculino categoria A

Dia 10 - terça-feira - 14 horas - encerramento com entrega de troféus.

Palavras chaves: ESPORTE