20/08/2010

Abertas inscrições para novas turmas do Programa Brasil Alfabetizado

Projeto vai atender mais 400 cidadãos em vários bairros

Abertas inscrições para novas turmas do Programa Brasil Alfabetizado

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR)

Estão abertas as inscrições para as novas turmas do Programa Brasil Alfabetizado, que é realizado em Resende por meio de uma parceria do Governo Federal com a Prefeitura, via Secretaria Municipal de Educação. Os interessados devem ter idade mínima de 15 anos. As inscrições poderão ser feitas até o dia 15 de setembro, em um dos pólos de funcionamento do projeto na cidade. Já o início das aulas está previsto para o dia 27 do próximo mês. Segundo a coordenadora do Programa Brasil Alfabetizado pela Prefeitura, Sueli de Paula e Silva, neste semestre, o programa está sendo ampliado no município para atender 400 alunos. Os pólos do projeto em Resende se localizam nos bairros Nova Liberdade, Paraíso, Cidade Alegria, Vila Isabel, Itapuca, Vargem Grande, Serrinha, Lavapés, Fazenda da Barra, Vila Vicentina e Alegria Velha. Em breve, novos núcleos do projeto vão ser divulgados. Cerca de 1,5 mil pessoas já foram alfabetizados no Município por meio do Programa Brasil Alfabetizado. O programa foi criado pelo Ministério da Educação em 2003 com o objetivo de garantir o acesso à educação aos cidadãos que, por um motivo ou outro, não tiveram como estudar no período convencional. Dessa maneira, eles têm assegurado um direito básico de todo e qualquer cidadão: saber ler e escrever. Na foto, a secretário municipal de Educação, Soraia Balieiro (à direita), entrega o certificado a uma das pessoas que se formaram este ano. Os documentos necessários para se matricular no projeto são os seguintes: carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento e comprovante de residência. Confira os locais de funcionamento do Programa Brasil Alfabetizado em Resende: * Cidade Alegria: Salão paroquial da igreja Nossa Senhora da Paz * Alegria Velha: Colégio estadual Antonina Ramos Freire * Itapuca: Salão paroquial da Igreja Católica e salão da Comunidade Emaús * Nova Liberdade: Escola Municipal Noel de Carvalho * Centro: Universidade Aberta do Brasil, próximo ao Paço Municipal (antigo prédio da Prefeitura) * Serrinha do Alambari: Escola Municipal Moacir Coelho da Silveira * Vargem Grande: Escola Municipal Etelvina Carneiro * Paraíso: Colégio estadual Roberto da Silveira * Morro do Cruzeiro: salão comunitário * Vila Isabel: CIEP Jorge Miguel Jaime * Vila Vicentina: Escola Municipal Júlio Verner * Fazenda da Barra I: Escola Municipal Esther Politi * Fazenda da Barra III: Salão da Igreja Metodista * Lavapés (antiga sede da Fundação CONFIAR, na esquina das ruas do Rosário e Celestina de Paula)
Palavras chaves: EDUCAÇÃO