30/06/2009

Evento é considera o maior do gênero no eixo Rio-São Paulo e Minas

Abertas as inscrições para o Salão do Primavera

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Artistas plásticos radicados em Resende e em outros municípios do eixo Rio de Janeiro-São Paulo e Minas Gerais já podem se inscrever para o XXXVII Salão da Primavera, que será realizado em setembro, pelo Museu de Arte Moderna de Resende. De acordo com o regulamento, as inscrições podem ser feitas a partir do dia 01° de julho até o próximo dia 26 de agosto. O Salão, que é considerado o maior evento das artes plásticas na região, será aberto no dia 12 de setembro, às 19 horas.

Segundo a diretora do MAM, Vanda Perantoni Schmid, o Salão da Primavera já faz parte do calendário do museu e da cidade. Ele   acontece todo mês de setembro, em comemoração ao início da estação da primavera. Vanda destacou que o evento é uma oportunidade para os artistas, principalmente do Vale do Paraíba, mostrarem os seus trabalhos.

- O Museu de Arte Moderna tem como finalidade descobrir, estimular e apoiar os artistas da cidade, e a melhor forma de fazer isso é com o Salão da Primavera. Como os trabalhos premiados são incorporados ao acervo do museu, percebemos também a evolução na qualidade das obras – frisou Vanda Schmid.

No total serão concedidos cinco prêmios honoríficos, que são as referências especiais do júri, sem valor financeiro; e três prêmios de aquisição nos quais as obras passam a pertencer ao acervo do Museu, no valor de cinco salários mínimos. Os prêmios são dados pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda; pela Prefeitura Municipal de Resende (Prêmio Altamiro Pimenta); e pela Câmara Municipal (Prêmio engenheiro Eitel César Fernandes) – este último é concedido somente a artistas plásticos resendenses, nascidos ou radicados na cidade.

A taxa de inscrição foi fixada em R$ 30,00 e cada artista plástico poderá inscrever até três obras em cada técnica. Os interessados deverão apresentar obras inéditas, nas seguintes categorias: pintura (não serão aceitos quadros pesando mais de 25 quilos, nem medindo mais de um metro na sua dimensão maior), desenho, gravura, escultura, instalações e objeto de manifestação livre (todo e qualquer produto de processo inventivo que não se restrinja às demais categorias).

As inscrições devem ser feitas no Museu de Arte Moderna de Resende, pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 17 horas, ou pelos Correios. O endereço do Museu é o seguinte: Rua Doutor Cunha Ferreira 104, Centro – Resende/RJ. CEP: 27.511-230. Já o regulamento do XXXVII Salão da Primavera pode ser consultado no site da Prefeitura de Resende (link Governo / Secretarias / Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda) pelo endereço www.resende.rj.gov.br. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 3355.3220 ou pelo e-mail mam.resende@gmail.com

Palavras chaves: ARTES PLÁSTICAS