11/02/2010
A pedido da Prefeitura, PM inicia policiamento na Fumaça
Autoridades e lideranças comunitárias debatem medidas contra a violência
Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR
A área rural de Resende – onde é desenvolvida uma das atividades principais da economia da cidade (a agropecuária) – agora passa a receber um policiamento ostensivo, por parte do 37º Batalhão da Polícia Militar. Graças a uma solicitação do GGIOP (Gabinete de Gestão Integrada de Ordem Pública), um dos segmentos ligados ao Plano de Ordem Pública da Prefeitura, a região recebeu esta semana uma viatura, que ficará de prontidão 24 horas por dia no distrito da Fumaça, facilitando dessa maneira a ação da corporação contra a criminalidade.
Para o prefeito José Rechuan, a iniciativa será de grande contribuição para as ações que o governo municipal vem implementando em Resende na área de segurança pública. Embora a segurança seja uma contribuição institucional do Governo do Estado, Rechuan entende que “os municípios não podem cruzar os braços diante deste argumento e precisam trabalhar para ajudar na redução dos índices de violência, principalmente através de ações preventivas”.
- Produtores rurais e moradores da região rural, com esta medida, poderão ter mais tranqüilidade para o exercício de suas atividades diárias, porque o policiamento ostensivo, além de inibir a ação de marginais, terá mais condições de agir e prestar o socorro necessário, sempre que for acionado – salientou Rechuan, acrescentando que a Prefeitura já cedeu também um terreno destinado à construção do posto da PM na Fumaça.
Na manhã desta quinta-feira, dia 11, Rechuan reuniu-se com componentes do Gabinete de Gestão Integrada - foto, entre eles o superintendente municipal de Ordem Pública, José Antônio dos Santos-Ed Murph; a diretora do Posto Regional Criminal de Polícia-Técnica e Científica (PRPTC), Flávia Gonçalves Medeiros; o major Carlos Augusto (representante da Academia Militar das Agulhas Negras), o tenente PM Valério Vaz (37º Batalhão) e o presidente do Conselho Municipal de Ordem Pública, Edson Feliciano, entre outros.
Durante o encontro, realizado no Centro Administrativo da Prefeitura, foram discutidas as ações implantadas pelo Gabinete em 2009 e discutidos novos projetos para este ano. Entre as iniciativas colocadas em prática no ano passado, através do trabalho da Prefeitura, estiveram a reabertura do posto do Instituto Médico Legal; o envio de um veículo rabecão ao Município pela administração do governador Sérgio Cabral; a mobilização liderada pela Prefeitura de Resende que resultou na criação do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública do Médio Paraíba; e a adesão de Resende no PRONASCI (Programa Nacional de Segurança com Cidadania), que prevê, entre outros benefícios, a liberação de recursos federais destinados a investimentos na segurança pública dentro do Município.
Palavras chaves: SEGURANÇA