Assistência Social e Direitos Humanos

Projeto “Escola Amiga” será lançado nesta sexta no CIEP 489 na Cidade Alegria

Ação leva serviços da Prefeitura para comunidades próximas a escolas

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Educação lança nesta sexta-feira, dia 26, a ação “Escola Amiga”, que vai levar para o entorno das unidades de ensino serviços como: combate ao mosquito Aedes aegypti, projetos esportivos, mercado de trabalho, qualificação profissional e geração de renda, além do Balcão de Direitos. A primeira edição acontece no Ciep Brizolão 489 – Augusto de Carvalho, na Rua Tupi Carajás, s/nº, Cidade Alegria, das 11 às 14 horas, e é aberto ao público.

- Queremos aproximar e ampliar a participação das comunidades nas escolas, promovendo uma ação junto com outras Secretarias Municipais. O horário escolhido abrange a saída do turno da manhã e a entrada do turno da tarde para que os pais possam participar. Outras unidades de ensino vão receber a ação durante o ano letivo – adianta o secretário Mário Rodrigues.

A Secretaria de Educação estará na ação com um espaço para orientações e informações sobre combate ao mosquito Aedes aegypti. Além da exposição de materiais informativos sobre prevenção aos focos e os perigos das doenças, o órgão vai apresentar o Projeto Tenda Ecológica com um teatro de fantoches para ressaltar bem o tema entre as crianças.

A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda estará presente no evento com orientações sobre o Microempreendedor Individual, cursos, documentação necessária para retirar a carteira de trabalho, cadastro no Sistema Nacional de Emprego (SINE) para vagas de emprego, documentação para dar entrada no seguro desemprego e orientação para os interessados em abrir seu próprio negócio.

Já a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer levará para a ação os projetos esportivos oferecidos gratuitamente em várias regiões da cidade, as modalidades, onde funcionam, onde os interessados devem procurar informações, o que é preciso para se inscrever, entre outras orientações. A Secretaria vai distribuir ainda um material com 10 dicas para quem quer iniciar uma atividade física.

O Balcão de Direitos, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, também estará na ação com serviços como Certidão de Óbito; isenção de taxa de casamento para pessoas com renda de até dois salários-mínimos; assistência jurídica; recebimento e encaminhamento de currículos; informações sobre os programas sociais desenvolvidos pelos governos estadual e federal, além do cadastro para solicitação de primeira via do CPF (Cadastro de Pessoa Física) junto à Receita Federal para pessoas acima de 18 anos.

Desde o final do ano passado a Secretaria de Educação vem estreitando laços com a comunidade no entorno do Ciep 489. Em novembro foi realizado o “Encontro da Família” que teve a finalidade de proporcionar um momento de diálogo entre o poder público e a comunidade local. Além de ouvir as demandas e sugestões no sentido de melhorar a escola, a Prefeitura também incentivou a participação dos moradores em trabalhos nos arredores do Ciep.

Palavras chaves: INTEGRAÇÃO