29/01/2010

Ação educativa contra a Dengue será realizada no calçadão

Servidores da Secretaria de Saúde vão orientar o público do Projeto Rua da Música

Ação educativa contra a Dengue será realizada no calçadão

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A campanha Resende Unida contra a Dengue será marcada no mês de fevereiro por diversas ações educativas e culturais. Os eventos vão ser realizados de forma integrada entre duas secretarias municipais (Educação e Saúde), além da Superintendência Especial de Eventos e Integração do Município. Já neste sábado, dia 30, a Secretaria Municipal de Saúde estará presente da Rua da Música, no deque da rua Saulo Rachid, no bairro Campos Elíseos, próximo à Ponte Velha, de 11 às 14 horas, onde será promovida uma ação educativa. Lançado no ano passado pela Prefeitura, através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, o Rua da Música acontece todo sábado, neste local. - Além da distribuição de material educativo, vamos levar também o “mosquitão” da dengue, uma pessoa que representará o mosquito Aedes aegypti, para reforçar junto à população os cuidados necessários contra a doença – explica a diretora de Educação em Saúde da Prefeitura, Cristina Rosadas. Na segunda-feira, dia 01° de fevereiro, durante a aula inaugural da Secretaria Municipal de Educação, que vai abrir o ano letivo nas escolas municipais de Resende, haverá também uma distribuição de materiais informativos junto aos profissionais de ensino. A aula inaugural está marcada para às 18h30m, no teatro monumental da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras). Os profissionais da área de educação da rede privada e particular participarão ainda de cursos de capacitação nos dias 25 e 26 de fevereiro, quando serão oferecidas 70 vagas. - Esperamos que os participantes sejam multiplicadores dentro de suas unidades de ensino e possam nos ajudar na conscientização dos alunos sobre os riscos da dengue e a necessidade de evitar acúmulo de objetos com água parada visando impedir a proliferação das larvas do mosquito transmissor da dengue – enfatiza Cristina Rosadas. Ela adianta também que estão previstas ações culturais nos bairros para alertar a sociedade sobre a necessidade de combater o Aedes aegypti. Na última segunda-feira, dia 25, o grupo Afroreggae esteve em Resende, no Calçadão (foto), com apresentações de música e de teatro, através de uma parceria dos governos municipal e estadual, por meio da agenda Cultura Antidengue.
Palavras chaves: REFORÇO NA PREVENÇÃO