° Minº Max

23/10/2014

Ação de prevenção ao câncer bucal acontece neste sábado no Calçadão

Ação irá acontecer em três bairros da cidade

Ação de prevenção ao câncer bucal acontece neste sábado no Calçadão

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura, por meio da Superintendência de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, realiza este mês a "Semana de Prevenção do Câncer Bucal". A ação terá início no sábado, dia 25 de outubro, no Calçadão de Campos Elíseos, na esquina da Rua Alfredo Whately com a Avenida Albino de Almeida.

No período entre 8 e 13 horas, cerca de nove profissionais do Programa de Saúde Bucal - cinco dentistas, três auxiliares e um técnico em saúde bucal - irão realizar orientação sobre prevenção, a forma correta de realizar a higiene da boca e sobre o câncer bucal, distribuição de kits de higiene (escova de dente, creme e fio-dental), além de exames de avaliação com o público que assistir às palestras.

Para a realização das ações, a superintendência irá montar uma tenda e cadeiras para que as pessoas que passarem pelo local possam assistir às palestras, e as avaliações serão realizadas no trailer do programa.

- Vamos contar com o apoio da Cruz Vermelha na montagem dessa estrutura e ainda com profissionais que serão disponibilizados para participar da campanha. Nas avaliações, caso sejam detectados problemas bucais, as pessoas serão orientadas a procurar uma unidade de saúde próxima de sua residência para o tratamento - explicou o superintendente Osvaldo dos Santos Filho.

A campanha será realizada ainda no dia 29, das 8 às 12 horas, no Parque das Águas; e no dia 31, no canteiro central da Avenida das Mangueiras Norte, em frente ao Centro de Saúde da Alegria, no bairro Cidade Alegria, no mesmo horário.

A prevenção ao câncer de boca pode ser realizada com uma higiene correta, visitas regulares ao dentista e ainda evitando o uso de tabaco e álcool.

A "Semana de Prevenção do Câncer Bucal" foi instituída por Lei, aprovada pela Câmara Municipal, em março deste ano.

Palavras chaves: SAÚDE