10/08/2011

Ações em defesa dos direitos humanos serão ampliadas pela Prefeitura

Município receberá recursos federais para projetos no setor

Ações em defesa dos direitos humanos serão ampliadas pela Prefeitura

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Assistência Social ganhou uma nova denominação com a publicação da Lei da Reforma Administrativa (número 2862), ocorrida em julho.

Através desta legislação, a Secretaria passou a se chamar Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.

Segundo a titular da pasta, Marly Ceccoline Cortona (foto), a mudança, que não representou nenhuma modificação na estrutura da secretaria, e nem em aumento do quadro de servidores, foi realizada para legitimar algumas ações que o órgão já desenvolve na defesa dos direitos dos cidadãos de Resende.

Entre as ações promovidas pela Prefeitura no setor estão as atividades voltadas a defesa dos direitos dos idosos, das mulheres e dos adolescentes, entre outros segmentos da população. Esta atuação ocorre sempre nas situações em que o direito do ser humano é violado.

Com esta nova denominação, a Prefeitura poderá também contar com repasses de recursos destinados à política de direitos humanos por parte do Governo Federal, via Secretaria Nacional de Direitos Humanos.

Uma das campanhas previstas dentro desta área acontecerá no mês de novembro, quando acontece a Campanha Brasileira do Laço Branco, que tem o objetivo de sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher.

O tema da campanha é “Homens pelo fim da violência contra a mulher” e, no período de sua realização, vão ser distribuídos laços brancos entre os homens.

A programação prevê ainda uma série de ações e manifestações públicas em favor dos direitos das mulheres e pelo fim da violência.

- Muita gente acredita que violência contra mulher só ocorre quando ela é espancada, mas existem diversas formas de violência, como o marido que proíbe a mulher de trabalhar ou até mesmo de cortar os cabelos. Violência são todos os gestos e palavras que cerceiam os direitos - salientou a secretária, que ainda está planejando as ações que mobilizarão Resende em torno do tema, mas já vem trabalhando a questão em seus programas, entre eles nas quatro unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e Nas ações itinerantes da Secretaria.

As unidades do CRAS funcionam nos bairros Lavapés, Itapuca, Jardim Esperança e Toyota.

Palavras chaves: CIDADANIA