13/01/2015

Ações de combate à dengue têm continuidade durante a semana

Ações de combate à dengue  têm continuidade durante a semana

Crédito: Jorge Trindade

Uma equipe composta por mais de 100 agentes, de diversas secretarias municipais, deram continuidade hoje ao serviço de intensificação das ações de combate à dengue na região da Grande Alegria. O trabalho se deve à alta proliferação dos casos da doença neste ponto da cidade, onde moram mais de 40 mil pessoas. Segundo relatório apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde, das 81 amostras de larvas de mosquito recolhidas ontem, 57 são do  aedes aegypti. Também foram retirados 25 caminhões de entulho que estavam nas calçadas e quintais de moradores. Amanhã a equipe retorna para dar continuidade ao grande mutirão.

As atividades têm se concentrado no final dos blocos 38/40 de apartamentos, e nas Ruas das Acácias, das Hortências, das Violetas, das Magnólias, das Samambaias, entre outras. Além de distribuir panfletos de conscientização aos moradores, os agentes também têm limpado bocas de  lobo e vistoriado caixas d`água dos blocos de apartamentos, muitas delas destelhadas ou danificadas, contribuindo para proliferação do mosquito transmissor. “Por isso temos insistido para que a população fique atenta a estes problemas e colabore conosco para que, juntos, possamos avançar no cambate à doença”, disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Brito.

Ainda de acordo com relatório da Secretaria de Saúde, divulgado recentemente, uma grande incidência de casos de dengue foi registrada na Grande Alegria em 2014: 422 notificações, o que representa 42,4% do total de casos em toda a cidade.

Desde dezembro do ano passado que a Prefeitura vem realizando mutirões contra a dengue na Região da Grande Alegria – três operações já foram promovidas lá, com a retirada de 23 caminhões de entulho. De novembro de 2013 a maio de 2014, aconteceram no município 23 mutirões, sendo recolhidos 236 caminhões de entulho.

Palavras chaves: Dengue