02/02/2015

Ações de combate à dengue acontecem nesta semana nas regiões do Paraíso e das Barras

Secretaria de Saúde alerta: 98% dos focos estão dentro das residências

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Dando continuidade aos trabalhos de combate à dengue, a Secretaria de Saúde anunciou que nesta semana os vigilantes sanitários do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estão percorrendo a região do Grande Paraíso e os bairros Nova Liberdade e Liberdade para orientar os moradores e identificar larvas do mosquito transmissor da doença. Nesse período, os militares da AMAN realizam os trabalhos nos bairros Fazenda da Barra II, Parque Embaixador e região do Centro.

O secretário de Saúde, Daniel Brito, alertou que a participação da comunidade é fundamental no combate à dengue. De acordo com ele, o balanço das inspeções mostra que 98% dos focos do mosquito transmissor da dengue estão dentro das residências e 2% em terrenos baldios. Por isso, o secretário alerta que a população deve redobrar a atenção para evitar o acúmulo de água parada e manter caixas d'água sempre fechadas.

- O trabalho da Prefeitura não é eficaz se não houver a participação da comunidade. Nas visitas, os agentes orientam os moradores e controlam os focos do mosquito. Mas os moradores devem realizar constantemente a limpeza de seus quintais e verificar possíveis focos, como vasos de planta, depósitos que acumulam água, entre outros -  reforça Brito.

Segundo ele, as inspeções de rotina nos bairros acontecem de dois em dois meses, e o índice de reincidência é muito alto.

- Os agentes do CCZ passam nas residências, encontram larvas, fazem o controle e quando retornam na inspeção seguinte, a situação continua a mesma - afirma o secretário.

Buscando a participação da população, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Relações Comunitárias, realiza um encontro nesta segunda-feira, dia 2 de fevereiro, às 19h30, com pastores da região da Grande Alegria, para pedir que as lideranças religiosas também ajudem na conscientização das medidas de prevenção junto às suas comunidades. A reunião será na igreja Templo de Adoração, na Rua 2, número 54, bairro Toyota.

A Secretaria Municipal de Saúde registrou em 2015, até o dia 30 de janeiro, 167 casos confirmados de dengue, a maioria na região da Grande Alegria.

Palavras chaves: DENGUE