Desenvolvimento Rural

11/01/2011

Ações da Secretaria de Agricultura garantem incremento da agropecuária

Vacinação do rabanho alcança o resultado esperado

Ações da Secretaria de Agricultura garantem incremento da agropecuária

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Além das obras e serviços realizados na Zona Rural a partir de 2009, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, implantou a Feira Sertaneja (foto), que acontece todo terceiro do mês no Parque de Exposições; iniciou uma série de cursos de capacitação destinados a este segmento; implantou a Patrulha Mecanizada através de uma parceria com o Governo do Estado; priorizou as campanhas de vacinação do rebanho; e aumentou o número de produtos regularizados com o “Selo Legal”, que atesta a qualidade das mercadorias produzidas e comercializadas na região;

No caso das campanhas de imunização, os resultados positivos deste trabalho podem ser verificados no índice de animais bovinos vacinados durante a campanha contra a febre aftosa em Resende no ano passado: 99,9 por animais foram imunizados.

Já a Feira Sertaneja, além de oferecer atrações típicas da área rural para a população, os produtores comercializam diversas mercadorias, como hortaliças, doces, compotas, frutas, queijos e derivados. Outras atrações da Feira são música ao vivo (forró), exposição de artesanato e de pequenos animais, barraquinhas de comida, e atividades recreativas para as crianças.

- É importante destacar que desde o primeiro mês do nosso governo, em janeiro de 2009, temos trabalhado muito para manter as estradas rurais em condições de tráfego. Mesmo com a intensidade das chuvas, que vêm causando transtornos em algumas vias, a ação da Prefeitura acontece de forma rápida no sentido de garantir o escoamento da produção e o deslocamento dos moradores para a área urbana – concluiu Rechuan.

Palavras chaves: ATIVIDADE ECONÔMICA