06/09/2012

Foram selecionadas 56 obras de 32 artistas

40º Salão da Primavera será aberto no próximo dia 15

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, abre no dia 15 de setembro o 40º Salão da Primavera do Museu de Arte Moderna (MAM) de Resende, com apresentação especial com os músicos da Fundação Luis Antônio (teclado) e Fabiano (saxofone), a partir das 19 horas. A visitação ao público poderá ser feita entre 17 de setembro e 26 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h30.

Realizado com o intuito de incentivar a produção das artes plásticas no Brasil e torná-la acessível ao público, o salão comemora também o aniversário da cidade, que este ano festeja, no dia 29 de setembro, 211 anos.

A organização recebeu este ano a inscrição de 161 obras de 69 artistas nas categorias pintura, desenho, gravura, escultura, instalações e objeto de manifestação livre. Serão expostas 56 obras de 32 participantes, selecionadas por um júri formado por Geraldo Edson de Andrade, professor, escritor e crítico de arte; Gabriela Machado Alevato, museóloga, gerente de convênios da Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura; e João Bosco Millen, psicólogo, professor, artista plástico e curador.

- Nada como reunir num mesmo espaço várias linguagens artísticas, todas elas integradas à modernidade. É uma oportunidade única para os habitantes da região entrarem em contato com um pouco de arte neste nosso conturbado primeiros anos do século XXI, - destaca o renomado crítico de Arte, integrante do Júri, Geraldo Edson.

A diretora do MAM, Vanda Perantoni explica que cresce a cada ano o número de participantes no Salão da Primavera, principalmente entre os artistas locais e da região.

- É notória a evolução da qualidade técnica e criativa das obras inscritas. São 40 anos de trabalho, resistência e realizações, incentivando e apoiando os artistas e as artes plásticas, principalmente da região. Afinal, uma atividade cultural que acontece há quatro décadas, passa a fazer parte do calendário cultural nacional - diz Vanda.

O júri, além de selecionar os trabalhos e artistas que participarão da mostra este ano, também escolheu os artistas que serão premiados nesta edição com três prêmios de aquisição, no qual os artistas premiados recebem um prêmio em dinheiro no valor de cinco salários mínimos (R$ 3.110,00 em valores atuais) e menções honrosas.

Os premiados desta edição foram: os artistas Sousa Rodrigues, com o Prêmio Altamiro Pimenta/Prefeitura de Resende; João Francisco Gomes da Costa, com o Prêmio Engenheiro Eitel César Fernandes/Câmara Municipal de Resende; e Norma G. Puig, que receberá o Prêmio Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda. Já as Menções Honrosas serão conferidas aos seguintes artistas: João Pedro Vilhena, Antônio Geraldo, Carmem Gardon, Martti Vartia e Thiago Ferreira.

Todas as obras selecionadas passam a integrar o acervo do MAM, que fica localizado na Rua Doutor Cunha Ferreira, 104, próximo ao plenário da Câmara Municipal, no Centro Histórico. Visitação para grupos escolas e grupos pode ser agendada previamente pelos telefones (24) 3360-6155 e 3360-4470, ou por meio do endereço eletrônico mam.resende@gmail.com.

Palavras chaves: ARTES PLÁSTICAS