Assistência Social e Direitos Humanos
27/02/2020
303 NOVAS FAMÍLIAS SÃO CONTEMPLADAS COM O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM JANEIRO DE 2020 EM RESENDE
Para se tornar beneficiária, família deve apresentar perfil e ter dados atualizados no Cadastro Único
Crédito: Carina Rocha
A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, divulgou que 303 novas famílias foram contempladas com o Programa Bolsa Família, do Governo Federal, no mês de janeiro em Resende. As famílias estão com o benefício liberado e poderão realizar o saque nos locais de pagamento.
A seleção, habilitação e concessão dos benefícios para as famílias participantes do Bolsa Família ocorrem de modo automatizado e impessoal, através do Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec). Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, para uma família ser beneficiada é necessário cumprir alguns requisitos como: apresentar e ter o perfil aprovado para o programa e ter os dados atualizados no Cadastro Único nos últimos 24 meses. É importante que não haja divergência entre as informações declaradas no cadastro.
O Cadastro Único é um banco de dados do governo federal, montado com ajuda dos municípios, contendo informações sobre as famílias que pretendem receber algum tipo de benefício social, entre eles o Bolsa Família. Assim, as famílias que forem cadastradas pelo programa de transferência de renda recebem pelos Correios duas cartas enviadas pela Caixa: uma com informações gerais sobre o Programa Bolsa Família e a outra com o cartão Bolsa Família. Com o cartão, o beneficiário consegue sacar o valor total do benefício.
A secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Jaqueline Primo, ressalta que caso o beneficiário não tenha recebido as cartas, pode entrar em contato com o CRAS (Centro de Referência à Assistência Social) mais próximo.
- Às vezes as cartas não chegam até as casas, mas os beneficiários podem ir até o CRAS, e lá os profissionais irão ajudar a saber se o benefício foi liberado pelo Governo Federal. A equipe do Cadastro Único – Bolsa Família está ligando para todos os beneficiários da lista, que de acordo com o Aplicativo Bolsa Família Caixa ainda não sacaram – disse Jaqueline Primo.
Jaqueline Primo ainda lembra que as famílias podem acessar as datas de pagamento do Bolsa Família, consultar as parcelas liberadas e também encontrar o ponto de atendimento da Caixa mais próximo para receber o benefício através do aplicativo ‘Bolsa Família Caixa’, disponível para todos os smartphones.
Programa Bolsa Família – Cadastro Único
Os atendimentos do Cadastro Único – Programa Bolsa Família acontecem nos CRAS: Lavapés, Itapuca, Jardim Esperança, Toyota, Itinerante, Paraíso e Parque Minas Gerais. Os beneficiários podem receber orientações, informações ou fazer até reclamações na sede, na Diretoria do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, localizado na Rua Dr. Luis Rocha Miranda, 44, Centro.
O Programa Bolsa Família atende às famílias que vivem em situação de pobreza e de extrema pobreza. Para receber o beneficio, a pessoa deve se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Palavras chaves: Bolsa Família; Novos Beneficiários; Resende