Procuradoria Jurídica

Prefeito e diretor da Polícia Civil vistoriaram espaço nesta quinta-feira

Área na 89ª DP vai abrigar Núcleo de Atendimento à Mulher

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan, acompanhado do diretor do Departamento de Polícia Civil do Interior, Renato Chernicharo, acompanhou a primeira vistoria e medição da antiga carceragem da 89ª Delegacia de Polícia Civil que receberá o Núcleo de Atendimento à Mulher (NUAM). O local será reformado e operacionalizado em um convênio entre a Prefeitura de Resende e o Governo do Estado, em um modelo inédito no estado.

- O modelo do convênio que está sendo feito, será o primeiro de todo do estado do Rio de Janeiro. Temos outro em andamento em Macaé, mas o de Resende é o que está mais avançado, com a medição já sendo realizada - disse o diretor do Departamento de Polícia Civil do Interior, Renato Chernicharo, acompanhado pelo diretor da Polícia Civil do Sul Fluminense, Daniel Bandeira.

De acordo com o prefeito José Rechuan, o projeto já está sendo negociado com o Governo do Estado e, em breve, o convênio seja finalizado. "É uma excelente notícia para as mulheres resendenses. Nosso governo não tem medido esforços para garantir o funcionamento do NUAM em nossa cidade, e a deputada estadual Ana Paula Rechuan tem contribuído positivamente para isso", comenta o prefeito Rechuan.

De acordo com o delegado da 89º Delegacia de Polícia Civil, Marcelo Nunes Ribeiro, atualmente cerca de 30% das ocorrências envolvem mulheres, e o NUAM contribuirá para melhorar ainda mais o atendimento.

- Este é um pedido antigo do Município, que tem sido reforçado pelo prefeito Rechuan. Este será um serviço excelente que agilizará o atendimento as mulheres - ressalta o delegado.

As reuniões para a efetiva implantação do NUAM em Resende foram iniciadas em fevereiro, em um encontro entre o prefeito Rechuan, a deputada Ana Paula Rechuan e o chefe da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, Fernando Veloso. No mês de março, Veloso esteve em Resende, para estudo do local.

No encontro de março, a deputada estadual Ana Paula Rechuan ressaltou o avanço que Resende já tem com a estrutura própria da Prefeitura. "O Município luta hoje com as armas que possui, oferecendo atendimento humanizado através do NIAM e da Coordenadoria da Mulher. Temos ainda um fluxograma organizado para o atendimento à mulher vítima de violência, mas precisamos agora desta outra ponta, o atendimento exclusivo na 89ª Delegacia de Polícia Civil através do NUAM", disse Ana Paula.

Palavras chaves: SEGURANÇA