Resende

18° Min26º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública Disque 100

Notícia

05/10/2015

Área da Estação de Tratamento de Esgoto é cedida pela AMAN ao município

Com ampliação da ETE da AMAN, tratamento de esgoto no município vai chegar a 70%

Área da Estação de Tratamento de Esgoto é cedida pela AMAN ao município

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

O Prefeito José Rechuan, o comandante da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), General de Brigada André Luis Novaes Miranda, e o superintendente da Concessionária Águas das Agulhas Negras, Ivan Cezar Moura, assinaram na última sexta-feira, dia 2, um memorando de entendimento para concessão de direito real de uso de área. O documento autoriza a Concessionária a explorar o espaço da União, dentro da AMAN, para operar a Estação de Tratamento de Esgoto.

O convênio entre o Exército e a Águas das Agulhas Negras, assinado com a anuência da Prefeitura de Resende, tem a validade de 60 dias. Após esse prazo será assinado o contrato oficial com prazo de duração de 22 anos, ou seja, até 2037. A área cedida tem 29.600 metros quadrados, onde está instalada a estação que vai atender a Região do Grande Paraíso. A contrapartida será também o tratamento de esgoto da AMAN.

O prefeito Rechuan destacou o apoio que a cidade vem recebendo da Academia, como no mutirão de combate à dengue na Região da Grande Alegria no início do ano e agora na operação que vai percorrer diversos bairros com a mesma finalidade. Rechuan destacou que Resende tem se destacado na região pelo investimento em tratamento de esgoto.

- Não é possível uma cidade se desenvolver e continuar poluindo. Com a ampliação da estação da AMAN vamos tratar 70% do esgoto do município. A concessão dos serviços de água e esgoto prevê o tratamento de 90% do esgoto até 2019. Para atingir essa meta estão sendo construídas ainda a ETE Ipiranga e a ETE Surubi – informou Rechuan.

Segundo o comandante da AMAN, a concessão da área vai beneficiar tanto o município como a região da Academia Militar.

- Estamos oficializando no papel um projeto estudado há anos. É um importante passo em relação ao tratamento de esgoto. Ganha a cidade, porque o investimento vai atender diversos bairros dessa região, e a AMAN que terá também seu esgoto tratado pela unidade - ressaltou o General de Brigada André Luis Novaes Miranda.

A cerimônia, que aconteceu no Gabinete do Comando da AMAN, teve ainda a presença do chefe do Departamento de Engenharia e Construção da Academia, o General Joaquim Maia Brandão Junior, oficiais de engenharia do Exército, o presidente da Sanear (Agência do Saneamento do Município de Resende), José Renato Bruno Carvalho, o chefe de gabinete da Prefeitura de Resende, Jaime Mattos, entre outras autoridades.

A ETE AMAN entra em operação em dezembro. Ele vai atender bairros como Cabral, Morro do Cruzeiro, Alambari, Paraíso e Castelo Branco. No ano que vem ainda serão feitas melhorias na rede que compõe o Grande Paraíso.

 


 

Palavras chaves: SANEAMENTO BÁSICO
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados