11/03/2010

Município concorre com três projetos lançados em 2009

"Prefeito Empreendedor": SEBRAE conhece ações da Prefeitura

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Técnicos do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) iniciaram esta semana uma visita ao município para conhecerem de perto os três projetos da Prefeitura de Resende que estão concorrendo ao VI Prêmio Prefeito Empreendedor. Os projetos inscritos pela Prefeitura foram os seguintes: Resende Saudável (foto), Cercanias e Urbano Humano. Resende disputa com outras 19 prefeituras do Estado do Rio de Janeiro a classificação para a etapa nacional – o resultado da disputa em caráter estadual deverá ser divulgado em maio. Nesta semana, os técnicos do SEBRAE entrevistaram os secretários municipais Tom Kneip (Arquitetura e Urbanismo) e Edgar Moreira (Cercanias), que concederam informações sobre os projetos Urbano Humano e Cercanias, respectivamente, além dos secretários municipais Ricardo Moraes (Governo) e Renato Viegas (Fazenda), que falaram sobre o Planejamento Estratégico da Prefeitura de Resende. O desenvolvimento dos três projetos concorrentes foi definido durante as reuniões deste encontro. Na programação dos técnicos estavam previstas ainda entrevistas com um motorista de táxi e um comerciante sobre as modificações implantadas a partir de novembro do ano passado no trânsito da cidade. Estas modificações representaram a primeira etapa de implantação do Projeto Urbano Humano. Na avaliação do Programa Resende Saudável, vão ser entrevistadas a superintendente especial de Eventos e Integração da Prefeitura, Bianca Pena, que coordena o projeto, além de uma pessoa idosa atendida pelo Programa Terceira Idade Ativa, um estudante beneficiado pelas ações do Programa Segundo Turno e um morador de um bairro que já tenha recebido as ações do Resende Saudável Itinerante. O Terceira Idade Ativa, o Segundo Turno e o Resende Saudável Itinerante representam três das várias ações integrantes do Programa Resende Saudável. Implantado ano passado pela administração do prefeito José Rechuan (DEM), este programa tem como objetivo garantir o bem-estar físico e mental do cidadão através de ações integradas em várias áreas do serviço público, como saúde, educação, assistência social, desenvolvimento econômico, cultura, esporte e lazer, entre outras áreas. Para Rechuan, a seleção de Resende entre os 20 municípios fluminenses que se classificaram para a fase final do Prêmio Prefeito Empreendedor no âmbito estadual já pode ser considerada um reconhecimento importante ao trabalho da administração municipal pela melhoria da qualidade de vida da população e pelo desenvolvimento integrado da região. No total, 43 prefeituras do Estado do Rio de Janeiro se inscreveram para a etapa estadual, das quais 20 passaram para a etapa final dentro do território fluminense: a Prefeitura de Resende foi uma delas.
Palavras chaves: RECONHECIMENTO