30/06/2011
"Cine Vitória torna possível grandes espetáculos culturais na cidade"
Já cenógrafo Ronald Teixeira afirma:"Nem o Rio de Janeiro tem festivais como o de Resende".
Crédito: Divulgação - ACOM/PMR
O ator Du Moscovis (foto) e o cenógrafo, figurinista e diretor de arte Ronald Teixeira foram as atrações do segundo dia do XI FESTER (Festival de Teatro de Resende), que está sendo realizado pela Prefeitura, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda.
Eles participaram da mesa redonda com o público, promovida na noite desta quarta-feira, dia 29, no Cine Vitória.
Os dois elogiaram a iniciativa da administração municipal em promover um festival ligado às artes cênicas. Du Moscovis também destacou a importância da compra do Cine Vitória pela Prefeitura e o projeto de transformá-lo também em um teatro.
- Quando entrei aqui e vi o teatro fiquei admirado. Ao ser informado que ele foi comprado pelo governo municipal, que ainda tem a intenção de mantê-lo como teatro, fiquei muito feliz, porque, como ator, sei das dificuldades em se viajar com um espetáculo. Sabendo que Resende dispõe de mais este espaço e da existência de uma vida teatral na cidade, com certeza o Cine Vitória tornará viável a vinda de grandes espetáculos para cá. Já o público terá muitos atrativos culturais - disse o ator, cuja carreira foi iniciada há 20 anos no teatro.
Para Du Moscovis, “a qualidade única do teatro é a possibilidade do encontro com o público”.
Segundo ele, a segunda noite do Festival de Teatro de Resende lhe proporcionou mais uma vez o contato direto com as pessoas, que puderam fazer perguntas ao ator durante a mesa redonda realizada no Cine Vitória. A conversa teve também as participações do presidente da Casa da Cultura, André Whately, e do cenógrafo Ronald Teixeira.
- Prezo muito esses momentos em que a gente pode sentar e deixar o tempo passar, discutir coisas que podem transformar nossas vidas. O teatro é transformador, então este encontro é teatral - afirmou, salientando a importância da iniciativa da organização do FESTER de trazer atores não só para apresentar espetáculos, “mas para explicar ao público que o cotidiano não é só o glamour, pois as produções envolvem muitos processos”.
O ator contou que há cinco anos decidiu não renovar seu contrato com a TV Globo por acreditar que sua imagem estava muito mais ligada às novelas. Mas para quem tem saudades de vê-lo na televisão, ele anunciou que em breve estreará uma minissérie.
Por enquanto, Du Moscovis poderá ser visto no programa Saia Justa, do canal fechado GNT. Já nesta sexta-feira, dia 01, ele reestreia o monólogo “O Livro”, no teatro Sérgio Porto, onde ficará em cartaz durante todo o mês de julho.
O premiado cenógrafo e diretor de arte Ronald Teixeira contou que já esteve em Resende há 25 anos por conta de uma produção da TV Globo, como figurinista de uma novela.
Com uma carreira de 26 anos durante a qual assinou grandes produções no teatro, na TV e no cinema, ele apresentou ao público do Cine Vitória várias fotografias de trabalhos realizados e croquis mostrando a complexidade de uma produção.
- Me sinto honrado de vir a Resende porque sei o quando é complexo viabilizar um festival de teatro no país. E o município de Resende já tem seu próprio festival quando nem a capital do estado, o Rio de Janeiro, consegue realizar algo parecido. Estou impressionado com a iniciativa da Prefeitura - destacou ele, que recebeu neste mês de junho a “Triga de Ouro” durante a 12ª edição da Quadrienal de Praga - Exibição de Cenografia e Arquitetura Cênica, na Galeria Nacional de Arte Moderna do Palácio Veletrzní, em Praça, República Tcheca.
Palavras chaves: ATOR DU MOSCOVIS NO FESTIVAL DE TEATRO