25/06/2009

Matrículas poderão ser feitas até o dia 30 de agosto

"Brasil Alfabetizado" abre inscrições em Resende

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

Já estão abertas as inscrições para as novas turmas do Programa Brasil Alfabetizado. Os interessados devem ter idade mínima de 15 anos e procurar um dos pólos em funcionamento no município. O prazo final para a matrícula será o dia 30 de agosto e as aulas terão início nas semanas seguintes. Os documentos necessários para inscrição são os seguintes: certidão de nascimento, carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.

O Programa Brasil Alfabetizado (PBA) é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Fraternidade (Educação) e o Governo Federal. Este programa já possibilitou a alfabetização de mais de mil pessoas em Resende (foto).

Os pólos de ensino no município funcionam nas seguintes localidades: Nova Liberdade (Colégio Noel de Carvalho), Paraíso (Colégio estadual Roberto da Silveira), Cidade Alegria (salão da Igreja Nossa Senhora da Paz), Itapuca (salão da Igreja do Sagrado Coração de Jesus), Vargem Grande (Escola Hetelvina Carneiro), Alegria Velha (Colégio Antonina Ramos Freire), Centro (Universidade Aberta do Brasil, antigo prédio da Secretaria de Educação), Morro do Cruzeiro (salão comunitário) e Toyota (CIEP Jorge Miguel Jaime).

As pessoas interessadas estão sendo encaminhadas aos pólos localizados mais perto de suas residências. De acordo com o número de alunos que procurarem os pólos, a Prefeitura poderá ampliar o número de núcleos do projeto.

Criado há seis anos pelo Ministério da Educação, o PBA tem o objetivo de garantir o direito ao ensino às pessoas que, por um motivo ou outro, não tiveram como concluir os seus estudos no período convencional. No próximo dia 17 de julho, 200 estudantes que concluíram recentemente as aulas de alfabetização vão receber os seus certificados durante uma solenidade de formatura prevista para às 18 horas, no Colégio estadual Olavo Bilac (Campos Elíseos). A cerimônia reunirá autoridades e familiares dos estudantes.

- Através desta parceria com o Governo Federal, a Prefeitura está assegurando o acesso dessas pessoas a um direito elementar de todo e qualquer cidadão: saber ler e escrever. Trata-se de uma iniciativa que pode ser perfeitamente definida como uma conquista de grande alcance social para este segmento importante da nossa população, pois ela se constitui num caminho primordial ao exercício da cidadania – disse o secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Fraternidade (Educação), professor João Duarte, acrescentando que os instrutores do programa recebem uma capacitação específica para alfabetizarem os alunos matriculados.

Palavras chaves: CIDADANIA