16/08/2012

Índice de Desenvolvimento da Educação de Resende supera as metas estabelecidas pelo MEC

Programa Segundo Turno contribui para melhora do índice

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A secretária de Educação de Resende, Rosaly Azevedo, comemorou o crescimento do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2011 das escolas municipais de Resende. O resultado foi divulgado na terça-feira, dia 14, e mostra que a cidade obteve índice de 5,2 na avaliação dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e de 4,1 na segunda fase do ensino fundamental (6º ao 9º ano). O Ideb é o indicador criado pelo governo federal para medir, a cada dois anos, a qualidade do ensino básico oferecido nas escolas do país.

A rede pública municipal passou, nos anos iniciais, de 4,4, em 2009, para 5,2. No segundo segmento, o salto foi de 3,4 para 4,1. De acordo com a secretária municipal de Educação, além de ter uma melhora no desempenho, Resende superou a meta estabelecida pelo Ministério da Educação para o município. Para a primeira fase do ensino fundamental, a meta era de 4,8, enquanto que o índice obtido foi de 5,2. Já para a segunda fase, a meta era de 3,8, e o índice alcançado foi de 4,1.

Dentre as unidades escolares do município, a que apresentou o melhor índice foi a Escola Municipal Sagrado Coração (Lavapés), que recebeu nota 6,4.

Para Rosaly, esses índices são resultados do empenho dedicado pelos profissionais da educação e pelos gestores das escolas, associados a um conjunto de ações e investimentos da Prefeitura em prol da educação do município.

Uma das medidas que contribuiu para a melhora do índice foi a implantação, em 2009, do projeto Segundo Turno. Mantido por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o governo federal, o programa atende mais de cinco mil alunos, em 19 escolas, com atividades esportivas, recreativas e de lazer no contraturno.

- O resultado do Ideb significa que estamos no caminho certo. As atividades oferecidas aos estudantes pelo Segundo Turno são fundamentais para ajudar no aprendizado em sala de aula, como as aulas de reforço e o xadrez. Por meio do esporte e da cultura, eles também melhoram a disciplina e a concetração - ressaltou a secretária.

Entre as ações destacadas também por Rosaly estão a reforma, construção e modernização de escolas, a implantação de laboratórios de informática, a capacitação e valorização dos profissionais da educação, oferecendo a eles melhores condições e ferramentas de trabalho, com a substituição dos antigos quadros negros de giz por lousas brancas e canetas Pilot, a substituição de mimeógrafos por copiadoras a laser, a distribuição de notebooks para os professores.

Ainda segundo a secretária de Educação, o Programa Saúde na Escola, uma integração entre as Secretarias de Educação e Saúde. Através do projeto, são oferecidas nas escolas diversas ações preventivas de saúde, avaliações oftalmológicas e auditivas, atendimento odontológico, controle do peso, entre outras ações.

- Com o projeto Melhor Visão, constatamos que cerca de 50% dos alunos apresentavam alguma alteração de visão, o que pode prejudicar o rendimento escolar. Além de fazermos os exames, a Secretaria de Saúde distribuiu óculos de graça a todos os estudantes que precisavam - enfatizou.

O objetivo do Ideb é medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante na Provinha Brasil e em índices de aprovação/reprovação, permanência na série e abandono escolar. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO